Publicada em: 19/03/2010 - 92 visualizações

Vereadores incentivam organização dos catadores de papel

Vereadores incentivam organização dos catadores de papel (19/03/2010 00:00:00)
 

Vereadores incentivam organização dos catadores de papel

       “Valorizar o seu trabalho, mobilizar e organizar o grupo e a partir daí obter melhores condições de negociação pelo material recolhido e melhores preços”. Esse raciocínio foi apresentado pelo vereador Flávio Cheker (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, convidado para a palestra de abertura do Curso de Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis oferecido pelo Instituto Nenuda de Desenvolvimento Sustentável (Insea), de Belo Horizonte. O evento contou com delegações de Juiz de Fora, Muriaé, Santos Dumont, Leopoldina, Cataguases e Ubá. Durante a abertura, o presidente da Câmara de JF, Bruno Siqueira (PMDB), afirmou que o Legislativo local vem apoiando os trabalhadores e ressaltou o benefício para o meio ambiente e a cidade.
        A importância da organização foi abordada por Flávio Cheker que citou a criação da Ascajuf como uma vitória nesse processo, inserido na economia solidária. Na cidade, cerca de 5% estão vinculados a associações.
        A atitude ambígua em relação aos catadores de papel foi analisada pelo vereador no momento em que observa que “são praticamente invisíveis para a sociedade” enquanto prestam serviço de qualidade para o meio ambiente. “Os catadores reciclam mais materiais do que o Demlurb”, observou.
        Essa constatação, entretanto, começa a se refletir nos órgãos públicos. Cheker se referiu ao ICMS ecológico que se traduz em mais recursos para os municípios que respeitam a natureza. Ele alerta, no entanto, para a necessidade de os benefícios alcançarem os responsáveis pelas ações. “Os catadores não têm acesso à saúde, à Previdência, a férias, ao 13º salário. O lema da campanha da fraternidade de 2010 – Você não pode servir a Deus e ao dinheiro – chama a atenção para o sistema econômico e para as repercussões negativas na vida dos cidadãos,” observou.
        O Curso de Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis foi lançado hoje (19/03) em oito cidades mineiras. A iniciativa está inserida num projeto do governo Federal. A meta é capacitar mil trabalhadores, 67 na Zona da Mata. São seis módulos de 16 horas a cada mês. O Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Juiz de Fora é um dos organizadores da promoção.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade