Publicada em: 19/01/2006 - 316 visualizações

Vereadora quer coleta de sangue nas UBS

Vereadora quer coleta de sangue nas UBS (19/01/2006 00:00:00)
 

Vereadora quer coleta de sangue nas UBS

       “O Brasil necessita de 5500 bolsas de sangue por dia. Um número assustador que tem preocupado as autoridades. Estou tentando amenizar essa situação, apresentando uma proposta para facilitar e incentivar a doação”. A informação é da vereadora Rose França (PTB) que apresentou projeto de lei implantando um Centro de Coleta de Sangue e Hemoderivados nas Unidades Básicas de Saúde.
       
       De acordo com a proposta, cada Unidade deverá fazer a coleta de doações de sangue, de forma permanente e em horários acessíveis. O Poder Público Municipal fica autorizado a fazer convênios com hospitais e Pronto Socorros para viabilizar a instalação destes Centros de Coleta de Sangue e Hemoderivados como contrapartida ao recebimento do sangue coletado. As despesas necessárias para a execução desta lei correrão por conta das verbas orçamentárias destinadas à área de Saúde Pública.
       
       Para Rose, as dificuldades de coleta de sangue são muitas, por serem poucos os locais que fazem esse serviço. “Somente os grandes hospitais e o Hemobanco têm hoje estrutura para coletar sangue doado. Em contrapartida, há falta deste produto nos hospitais e Pronto Socorros da cidade e não é pela má vontade da população em doar sangue e sim pelo fato de não existirem opções de locais”, disse a vereadora, que aguarda a votação da matéria em plenário.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade