Publicada em: 18/10/2005 - 380 visualizações

Câmara reivindica por Zona Norte

Câmara reivindica por Zona Norte (18/10/2005 00:00:00)
 

Câmara reivindica por Zona Norte

       O papel da Câmara Itinerante como interlocutora da comunidade foi ressaltado durante a realização da 56ª reunião, ontem (16/10), em Barbosa Lage. O presidente, Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), lembrou que, há dois anos, quando a audiência aconteceu na mesma região, os moradores do Parque das Torres solicitaram e conseguiram quadra de esportes e iluminação para o bairro. A aprovação do sistema não impediu Bruno Siqueira (PMDB) de propor o seu aprimoramento. Através de projeto de lei de autoria do vereador, é obrigatória a presença de secretários ou seus representantes, mas ele pretende assegurar a participação de subsecretários no lugar dos representantes.
        A importância da fiscalização dos vereadores em conjunto com a comunidade para que as solicitações sejam executadas, foi destacada pelo vereador Antônio Jorge (PSDB). Uma compensação para Barbosa Lage, em função do chorume do aterro estar sendo levado para a estação de tratamento do bairro, foi uma das solicitações do vereador. Antônio Jorge defende compensações no IPTU, idéia que obteve apoio imediato do vereador Oliveira Tresse (PMN).
        A concentração dos pedidos em torno da saúde foi observada pelo vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB) que reconheceu a necessidade de ampliação do Programa Saúde da Família e complementação das equipes. A criação de áreas de lazer também foi citada por ele como um problema crítico, levando o peemedebista a acionar o secretário de Política Urbana, Antônio Carlos, presente à audiência.
        A informação de que a estrada de Remonta não é iluminada sensibilizou José Emanuel (PMN) que aguarda pelos moradores em seu gabinete para encaminhar o problema. João do Joaninho (PTB) mostrou-se preocupado com a segurança das crianças na saída da Escola Municipal Eunice Alves Vieira, observando trânsito intenso. O vereador dirigiu-se ao diretor da Gettran, Dulcídio Barros, pedindo a sua interferência.
        Bruno Siqueira reclamou da ausência de um representante da Cesama na reunião, alertando para a possibilidade de alagamentos em Barbosa Lage no período de chuvas. Ele recomenda o início da dragagem do Rio Paraibuna e córregos o mais breve possível para que sejam evitados transtornos.
        Alguns vereadores fizeram questão de ressaltar o alinhamento da Câmara com a comunidade. Dr. Waldir (PTB) voltou a defender um hospital para a região, ampliando o atendimento em saúde.
        Como uma das integrantes da comissão formada para encaminhar propostas para o SITT, Rose França (PTB) solicitou que a comunidade encaminhe com urgência, por escrito, ao presidente da Câmara ou à Mesa Diretora os três representantes legalmente constituídos para início dos trabalhos.
        Enquanto isso, Paulo Rogério (PMDB) criticou o fato de o Orçamento 2006, que chegou ao Legislativo, não ter sido apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde apontado “este como um passo atrás na democracia”.
       
       População faz reivindicações na Câmara Itinerante
       
       A população da região do Barbosa Lage, onde aconteceu a 56ª edição da Câmara Itinerante, participou ativamente do evento, não apenas solicitando obras ou expedientes que estejam à cargo do Executivo, mas também, solicitando dos vereadores proposições de leis que garantam seus direitos de reivindicação e ampliem sua cidadania. Diversos membros de entidades regulamentadas ou informais, mas atuantes, usaram a palavra, para avaliar os serviços públicos na cidade, que atingem os bairros locais, como Cidade do Sol, Jóquei Clube I,II, e III e Parque das Torres. As principais reclamações se referiram à precariedade da saúde, educação, falta de limpeza urbana, pavimentação das ruas, saneamento básico, segurança, transporte coletivo e a construção de áreas de lazer e esportes.
       A presidente do Conselho de Saúde do Jóquei I e II, Maria Bernadeth, avaliou que a reforma e reestruturação do posto de saúde que atende aos bairros agradou à população, as ressaltou que a necessidade de construção de um muro, para evitar a depredação do local. Ela também pediu a construção de uma travessia segura para idosos e crianças que freqüentam o posto. A falta de médicos também foi motivo de reclamação: não existem profissionais para cobrir os que estão em férias, afirma.
       Jadir Sanches, secretário da Sociedade Independente da Zona Norte, afirmou que há 25 anos, a população pede a limpeza ou canalização do córrego Cachoeira. Ele também solicitou leis que promovam uma distribuição de renda mais justa para os cidadãos. A vice-presidente do Conselho Comunitário da Zona Norte, Maria Madalena Calheiros, convocou todas as lideranças comunitárias a participarem das Câmaras Itinerantes, independente do local onde ela se realize. Precisamos ser mais unidos porque o que está em jogo são os nossos direitos e das entidades que representamos. Por isso precisamos estar sempre presentes.
       O morador da Remonta, Nilson Cruz, reclamou da falta de infra-estrutura para todo o bairro, falta de coleta de esgoto, e principalmente, de iluminação, o que, segundo ele, facilita o uso de drogas e fragiliza a segurança dos moradores. José Luiz Cabral, vice-presidente da associação dos moradores do Parque das Torres, solicitou calçamento para as ruas, construção de meio-fio e mais uma UBS para atender à população. Somos testemunhas do esforço dos médicos para atender à demanda, mas eles estão sobrecarregados, afirmou.
       Régis de Oliveira, conselheiro local de saúde do Jóquei Clube pediu a construção de uma praça de lazer para os moradores. Já a diretora da Escola Estadual Clorindo Burnier, no Náutico, Ercília de Almeida, solicitou ao Executivo a liberação de vales transporte para seus alunos que chegam de diversos bairros e às vezes têm que andar vários quilômetros, já que moram em bairros próximos.
       
       
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade