Publicada em: 18/03/2010 - 71 visualizações

Vereador quer melhores condições para os Idosos

Vereador quer melhores condições para os Idosos (18/03/2010 00:00:00)
 

Vereador quer melhores condições para os Idosos

       “Os maus tratos contra os idosos é um fato internacional. Essa luta contra o preconceito, a desigualdade de valores e a ignorância, precisa ser de toda a população, e os poderes constituídos, governantes, organizações não governamentais necessitam de maior envolvimento para que os direitos humanos não sejam apenas uma obra literária”. O pronunciamento foi do vereador Dr. Luiz Carlos dos Santos (PTC) na audiência pública, solicitada por ele, para tratar sobre a questão dos maus tratos dos idosos no município. O legislador levantou questões, inclusive, no atendimento bancário, que ele considera sem uma política voltada para essa parcela da população.
       Para o assistente social, José Anísio, o Estatuto do Idoso ainda é um documento desconhecido da população. Ele defende uma maior divulgação dos artigos previstos na lei e ações voltadas para a educação e conscientização.
       Zeneida Delgado, do Comitê de Cidadania, solicitou aos representantes da Secretaria de Saúde que estabeleçam programas voltados para a colheita laboratorial em residências e que as atividades do Pro-Idoso sejam descentralizadas, abrangendo os moradores de bairros distantes. Zeneida disse ainda que a secretaria de Trânsito deveria voltar atenção para a questão da acessibilidade no centro da cidade, que tem sido “burocrática e insuficente”.
       De acordo com a superintendente da Amac, Maria José Sinhoroto, o envelhecimento da população tem mudado o perfil das políticas públicas em relação aos idosos. Ela chamou a atenção para a responsabilidade de cada pessoa nesse processo e em relação aos cuidados para com essa parcela da população. “Os idosos ainda são vistos como improdutivos para o mercado de trabalho”, afirmou. Maria José informou que o Pro-Idoso atende, por mês, mais de 400 cidadãos e que o órgão tem cadastrado mais de quatro mil idosos em seus programas. Além disso, ela disse que a Amac tem dado todo o suporte judiciário e social de que dispõe para a preservação dos direitos dos idosos na cidade.
       Carlos Eduardo Meurer, subsecretário de Mobilidade Urbana da Settra – Secretaria de Transporte e Trânsito – afirmou que os técnicos da secretaria estão empenhados em resolver a situação dos idosos no trânsito central da cidade. Ele informou que o órgão está “desburocratizando” as autorizações para paradas em ruas do centro por pessoas que transportam idosos. Além disso, falou sobre cursos de capacitação e reciclagem para motoristas e cobradores do transporte coletivo para que saibam como tratar a pessoa idosa com mais respeito e atenção.
       O secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde. Jorge Ramos, disse que a Administração Pública deveria reunir todas as leis destinadas à proteção aos idosos e elaborar uma campanha de educação com toda a sociedade. “Estaremos, dessa forma, implementando o Estatuto do Idoso e efetivando as ações de proteção a eles”, disse.
       O presidente da Câmara, vereador Bruno Siqueira (PMDB) lembrou das leis que é autor sobre acessibilidade e mobilidade de idosos. Ele gostou da idéia de elaborar uma cartilha contendo todos os dispositivos aprovados pelo Legislativo e sancionados pelo Executivo que tratam sobre o tema. “Essa seria uma maneira de avançarmos nesta questão que envolve os idosos. Este pode ser um passo importante para que algo concreto aconteça na proteção à terceira idade”.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade