Crianças podem aprender Filosofia nas escolas municipais O projeto de lei de autoria do vereador Luiz Otávio Fernandes - Pardal - (PTB), que propõe a implantação do tema “Filosofia para Crianças” no conteúdo curricular das escolas da rede municipal, está aguardando sanção do Executivo. A matéria sugere a inserção do assunto de forma transversal e sistematizada através de módulos ou projetos.
“É muito importante para os alunos que as escolas estabeleçam discussões tratando de processos vividos por eles e pela sociedade, no dia-a-dia. A Filosofia é uma área que, permeando os campos de conhecimento das séries, vai ajudar na condução dos debates e no esclarecimento de fatos importantes”, justifica o vereador.
A justificativa do projeto deixa claro que o objetivo da proposta não é introduzir uma disciplina no currículo escolar, mas estabelecer uma prática filosófica, proporcionando aos estudantes a oportunidade analisar com mais profundidade os acontecimentos cotidianos. “Vamos das a eles ferramentas para pensarem novas opções, sentidos, relações e significados para os acontecimentos diários”, esclarece o vereador.
A inserção da Filosofia para Crianças metodologia escolar deve acontecer de forma interdisciplinar, considerando a adequação necessária ao currículo e ao projeto político pedagógico da unidade. “Pretendemos provocar uma reflexão a fim de reintegrar aspectos de determinado assunto, que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar. Assim favorecemos a apreensão de uma visão mais adequada da realidade pelas crianças”, diz Pardal.
Podem participar dos exercícios crianças que freqüentam a pré-escola e as turmas iniciais do ensino fundamental. |