Publicada em: 17/10/2006 - 232 visualizações

Dias Tavares recebe Câmara Itinerante

Dias Tavares recebe Câmara Itinerante (17/10/2006 00:00:00)
 

Dias Tavares recebe Câmara Itinerante

       A Câmara Itinerante movimentou os moradores do bairro Dias Tavares. O encontro dos vereadores com a comunidade aconteceu nesta segunda, 17/10, na Escola Municipal Jerônimo Vieira Tavares. A presença de representantes da sociedade organizada e de secretários do Executivo deixou a população empolgada. Foi a 64ª Câmara Itinerante realizada pelo Legislativo Municipal.
       
       A comunidade e os líderes comunitários puderam se preparar para o evento, através da divulgação realizada pelo Centro de Atenção ao Cidadão. “A Câmara Itinerante é um mecanismo de interação da administração pública com os problemas de nossa gente e é através desta reunião que a população pode reivindicar os seus direitos”, afirmou Vicentão (PTB), presidente do Legislativo.
       
       Logo após a execução dos Hinos de Nacional e de Juiz de Fora, a coordenadoria de comunicação da Câmara apresentou um vídeo sobre a comunidade. Na tribuna, a palavra foi franqueada ao público. Pedidos como instalação de um reservatório de água, mais segurança e obras de infra-estrutura para o bairro estavam entre os mais comuns.
       
       Marcelo Getúlio Jacomed, do Comitê de Cidadania Justiça e Paz, disse que os moradores estão sofrendo muito com a falta de infra-estrutura do bairro. “Os moradores precisam de atenção do poder público”, disse.
       
        Luiz Carlos Dias, presidente do Conselho Local de Saúde, pediu a construção de uma Unidade Básica de Saúde. “A gente tem que marcar com muita antecedência as consultas e, mesmo assim, corremos o risco de não sermos atendidos. Além disto, a população não tem conforto, principalmente quando chove”, disse. Outro pedido foi a periodicidade da coleta de lixo. Segundo o morador, os caminhões não passam com freqüência certa, o que favorece o aparecimento de animais como ratos e baratas.
       
       Wilson Teixeira de Souza, da SPM do bairro Santa Cruz reclamou do estado das ruas. “Nós precisamos muito do asfaltamento das ruas daqui de Dias Tavares e do bairro Santa Cruz. As ruas ficam impraticáveis quando chove, impedindo a gente até mesmo de sair para o trabalho”, afirmou.
       
       O morador do Granjeamento Bosque Dias Tavares, Geraldo Reis de Oliveira reclamou da demora da Prefeitura em implantar obras de melhorias para o local. Ele solicitou rede de captação de águas pluviais, a construção de um reservatório, iluminação pública, asfalto e a colocação de orelhões. “Quando a gente precisa se comunicar, temos que ir até o centro do bairro, que fica há 7 km daqui”, disse.
       
        A mesma opinião foi compartilhada pelo vizinho José Flávio de Carvalho. Ele também reclamou da falta de mais horários na linha de ônibus que serve a região, asfaltamento das ruas e iluminação pública.
       
       Maria da Glória Fonseca reforçou o pedido da construção de um reservatório de água. De acordo com ela, existe um poço artesiano que serve o bairro, mas “é movido à eletricidade, portanto quando chove e ficamos sem energia, a gente fica também sem água”, reclamou. Antônio Plínio da Silva, também morador do Bosque Dias Tavares, pediu o asfaltamento das ruas. O mesmo pedido foi feito por Antônio Celso Ferreira que ainda solicitou empenho das autoridades em favor do bairro. “Não abandonam a região. Estamos carentes de obras. Nossa comunidade não está tendo qualidade de vida”, afirmou.
       
       Para a presidente da Associação de Moradores de Dias Tavares, Amarildo Dornelas, a Câmara Itinerante ajuda a comunidade “a cobrar uma atitude das autoridades”. Ele quer a construção de uma sede para a SPM, para a Unidade Básica de Saúde, um reservatório de água e a colocação de grades em torno do córrego.
       
       De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Domingos Frederico Netto, as áreas para obras de infra-estrutura já foram doadas à Prefeitura. “São mais de 20 mil m² entregues ao Executivo para a realização das obras”, explicou.
       
       A população de Dias Tavares também se revezou na tribuna para elogiar a participação do Legislativo na busca de soluções para os problemas da comunidade.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade