Audiência pública sobre região do bairro Jardim Esperança tem resultados imediatos Mais segurança, iluminação e saneamento básico foram as principais reivindicações dos moradores dos bairros Jardim Esperança, Retiro, Caeté, Floresta, Sarandira, Granjas Bethel durante audiência pública realizada hoje (17/08), por solicitação da vereadora Rose França (PTB).
A petebista elaborou um documento com 22 reivindicações relativas as mais variadas áreas solicitando “aos departamentos e secretarias municipais resposta urgente a todos os pedidos: previsão de obras, quais serão realizadas imediatamente e quais não poderão ser atendidas”. A construção de uma policlínica ou micro hospital regional e de uma creche no Retiro e construção de passeio desde a Escola Menelick de Carvalho até o Bairro Floresta estão entre os pedidos.
Uma grande preocupação dos vereadores foi manifestada principalmente com o Jardim das Pedras Preciosas, que não dispõe de água tratada. Flávio Cheker (PT) adiantou que os legisladores aguardam o envio do Orçamento 2006 para o final de setembro. Caso as reivindicações “históricas e já bastante conhecidas” dos moradores desse bairro e das localidades próximas não estiverem previstas, o petista propõe a sua inclusão através de emendas. “A área necessita de políticas públicas conjugadas”, alertou.
João do Joaninho (PRP) reivindicou ao Executivo a retomada de obras no bairro o mais rápido possível, para melhoria da qualidade de vida da comunidade. Ainda fez cobranças para o Retiro, como a doação de terreno pela Prefeitura ao Estado para construção de uma escola de segundo grau.
Rose França questionou o representante do secretário de Saúde, Geraldo Dilly, sobre as condições da morte de uma criança picada por escorpião no Jardim das Pedras Preciosas. O médico esclareceu que ainda está sendo realizada apuração dos fatos e que tão logo termine o processo, os vereadores terão acesso à conclusão. Dr. Waldir (PTB) reforçou a garantia de uma ampla apuração.
Ainda em relação à saúde, Romilton Faria (PFL) solicitou ao Poder Público atendimento médico para os moradores das Granjas Bethel, pelo menos uma vez por semana. O pefelista alega dificuldade de acesso à assistência em função da distância até a UBS mais próxima, a de Retiro.
O capitão Wallace Brandão Vidal, comandante 135ª Cia, informou que a Polícia Militar não prevê a construção de novos postos de policiamento devido à carência de efetivo. Por possuir um grande número de moradores e ser um dos pontos de fuga da cidade, Retiro, entretanto, é considerada região estratégica. Por este motivo, o comandante adiantou que vai disponibilizar o número de homens necessários para manter a unidade funcionando 24 horas. Com a informação, o comandante respondeu à pergunta de Rodrigo Mattos (PSDB) se posteriormente à construção, haveria garantia de efetivo. Ele assegurou à Rose França a sua participação em um encontro com a comunidade e um representante do Executivo para tratar da data de liberação dos policiais.
O vereador Eduardo Novy (PRP), por sua vez, informou que a criação do posto policial do Retiro está na dependência de convênio entre a Prefeitura e o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) e que o órgão já manifestou desejo nesse sentido. Ele adiantou que a própria comunidade está disposta a fornecer a mão-de-obra.
José Emanuel (PMN), por sua vez, informou ter solicitado limpeza para a Estrada União e Indústria e Granjas Bethel, sendo atendido, enquanto a secretária de Educação, Regina Mancini, adiantou que o projeto arquitetônico da reforma da EM Olinda de Paula já está pronto. Os projetos complementares estão em andamento.
|