Publicada em: 17/06/2009 - 179 visualizações

Grupo de trabalho quer viabilizar Serviço de Verificação de Óbito

Grupo de trabalho quer viabilizar Serviço de Verificação de Óbito (17/06/2009 00:00:00)
 

Grupo de trabalho quer viabilizar Serviço de Verificação de Óbito

       Os transtornos decorrentes da ausência de um posto para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) motivaram a criação de um grupo de trabalho para propor soluções atuando em conjunto com a Comissão de Saúde Pública e Bem Estar Social da Câmara. O grupo, constituído a partir da audiência pública que discutiu o tema, reuniu-se pela primeira vez nesta quarta-feira (17/06). As famílias de pessoas que morrem de mal súbito, seja em casa ou na rua, encontram dificuldades para liberação do corpo para o sepultamento por dificuldades de obter o atestado de óbito. O SVO vai resolver este problema.
       A proposta levantada pelo presidente da comissão, José Mansueto Fiorilo (PDT), para construção do Posto de Perícia Integrado (PPI) em terreno anexo ao do hospital que contemplará a zona norte obteve boa receptividade. O estado pretende construir o PPI em Juiz de Fora e destinou verba para construção de um projeto, que já está pronto, à Secretaria de Segurança Pública. Mas há a necessidade da contrapartida de um terreno. Como o hospital da zona norte ainda não foi viabilizado, foi defendido que o PPI seja construído em terreno próximo por razões econômicas.
       A prestação temporária do SVO pelo Hospital Universitário enquanto o município não regulariza o serviço, conforme sugestão do diretor Dimas de Araújo na audiência pública, foi uma alternativa considerada pelo grupo.Também foi discutida a construção de uma estação de tratamento de resíduos capaz de servir ao hospital, ao SVO e ao Instituto Médico Legal (IML). A proposta foi apresentada por Dalva Andrade de Lima, chefe do instituto. Ela explicou que já foi obtido um orçamento para a obra no valor de R$ 54 mil. Este modelo de estação de tratamento já existe em Florianópolis, é bem-sucedido, e representaria uma economia para o município.
       O grupo de trabalho marcou uma reunião com a Secretária de Saúde, Eunice Dantas, e com o diretor do Hospital Universitário, Dimas de Araújo, dia 25 deste mês, às 10h, para que sejam tomadas medidas concretas para resolver a questão.
       Participaram da reunião o vereador Francisco de Assis Evangelista (Chico Evangelista - PP), Jorge Ramos, Secretário Executivo do Conselho Municipal de Saúde, e Alessandra Ester de Mendonça, Chefe do Controle Epidemiológico Municipal.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade