Câmara Itinerante é elogiada por comunidade Câmara Itinerante é elogiada por comunidade
A Câmara Itinerante movimentou os moradores do bairro Borboleta e região. A reunião aconteceu ontem, 16/06, com a presença de representantes da sociedade organizada e do Executivo. Foi a 52ª Câmara Itinerante realizada pelo Legislativo Municipal fora do Palácio Barbosa Lima. A comunidade dos bairros Adolfo Vireque, Alto dos Pinheiros, Chalé do Imperador, Granville, Jardim Casablanca, Morada do Serro e Parque Imperial participaram da sessão. Duas semanas antes, a comunidade e os líderes comunitários puderam se preparar para o evento, através da Escola de Cidadania, que retornou suas atividades.
O presidente da Câmara, vereador Vicentão (PTB) abriu a reunião e logo em seguida, à execução dos Hinos de Nacional e de Juiz de Fora, passou a palavra para a comunidade. Pedidos como mais segurança, obras de infra-estrutura para os bairros e a construção de postos de saúde estavam entre os mais comuns. A população também se revezou na tribuna para elogiar a iniciativa do Legislativo em levar a Câmara à comunidade, onde os eleitores puderam estar frente-a-frente com os seus vereadores.
A presidente da Sociedade Pró-Melhoramento do bairro Industrial, Maria Madalena Calheiros, foi uma delas. “Essa foi uma maneira de mostrar à comunidade, como é o trabalho dos vereadores, qual a sua importância e a diferença entre Poderes Legislativo e Executivo. Nem sempre o povo sabe diferenciar esses papéis. Esse projeto, da Câmara Itinerante, na minha opinião, nunca deverá acabar”, afirmou.
Jocélia Aparecida Teixeira Henrique, presidente do Conselho de Segurança Pública da Região Oeste, solicitou o apoio da atual administração para apoiar os projetos que envolvem maior segurança para os 36 bairros da região e seus 47 mil habitantes. Já o líder comunitário da Associação de Moradores no São Pedro, José Paulo Cândido Pereira falou da urgência da construção de uma UBS para a região, além de uma escola de 2º grau para atender à comunidade.
Wilson Novaes, conselheiro da Regional Leste, pediu que os políticos voltassem os olhos para a cidade alta e dessem mais atenção ao transporte coletivo, cartódromo e ao loteamento Caiçaras. Eliane dos Santos, conhecida como Baiana, falou em nome da comunidade que vive no Morro do Alemão. São 14 famílias que vivem sem infra-estrutura em barracos improvisados e duas salas de aula de uma antiga escola. São 40 crianças pedindo socorro. As famílias já têm lotes na rua do Boto no Linhares, mas autoridades não as ajudam na construção das casas, afirmou Baiana.
Já o representante do bairro Serro Azul, Vicente de Paula, reclamou das condições precárias das ruas José Loureço Kelmer e Luiz Júlio. Não há capina e o abandono o é total, quando chove ficamos no meio do barro, diz. José Manoel da Silva, da União Juizforana, afirmou a importância da Câmara Itinerante com o elo de união entre comunidade e vereadores e os outros poderes públicos.
Guido Oliveira da Silva, conselheiro de Saúde do Dom Bosco, solicitou a implantação de uma UBS para a Região e pediu mais apoio para os agentes de saúde comunitária. Paulo Mafori, presidente da SPM do Borboleta, afirmou que o bairro é uma tradição na cidade, e dos mais antigos e está sendo esquecido pela prefeitura, pela primeira vez temos esgoto a céu aberto e lixo na rua, não temos área de lazer a violência está crescendo na região reclamou. Ele também pediu atenção para os moradores de uma área invadida conhecida como Posse.
Os vereadores Bruno Siqueira (PMDB) e José Emanuel (PMN) prometeram aos presentes que todas as reivindicações serão encaminhadas ao Executivo, que mandou um representante de cada área para acompanhar a reunião. O que foi considerado um avanço na nova legislatura. José Emanuel ainda informou à comunidade sobre o projeto da CEMIG denominado Iluminar que começa a ser instalado em Juiz de Fora, pela empresa Andrade Gutierrez.
O vereador Paulo Rogério (PMDB), Chamou a atenção dos presentes para as reivindicações na extensão do horário de saúde das UBS, principalmente no que diz respeito à atenção secundária. È necessário fazer um mapeamento de onde é realmente necessária essa providência, para não haver distorções. O vereador Eduardo Novy (PRP) fez coro às palavras do peemedebista.
O vereador Dr. Waldir (PTB), que é médico lotado no SUS também fez colocações sobre o extensão dos horários das UBS. Ele afirmou que já convocou uma audiência pública na Câmara, para discutir melhor o assunto porque conhece bem as dificuldades dos médicos de família e ambulatoriais, áreas em que já trabalhou. Sendo clínicas diferentes, o assunto deve ser debatido com mais profundidade pelas autoridades municipais, esclarece.
O vereador Flávio Cheker (PT) falou sobre o fim da rebelião na penitenciária Ariosvaldo Campos Pires e afirmou que nenhuma autoridade sabia esclarecer o motivo da transferência dos presos que provocaram o motim. Ele apontou a importância de um sistema de ressocialização e assistência aos condenados, nos moldes da Associação de AssistÊncia e Proteção aos Condenados - APAC, desenvolvida com sucesso no município de Itaúna -MG.
O vice-presidente do Legislativo, vereador Francisco Canalli (PTB), elogiou a presença de todos afirmando que sem luta não há vitória e se comprometeu em se empenhar junto à prefeitura para os principais problemas da região sejam resolvidos.
|