Moradores reivindicam por região de Santa Luzia A revitalização da Rua Ibitiguaia, da Avenida Santa Luzia, da Praça Padre Geraldo Pelzers e a melhoria da iluminação do Acesso Sul foram as principais reivindicações feitas na Câmara Itinerante, realizada ontem (17/05), na Escola Municipal Oswaldo Veloso. Todos os pedidos dos moradores de Santa Luzia, Jardim América, Jardim de Alá, Cruzeiro do Sul e Graminha foram registrados e serão encaminhadas ao Executivo, conforme informe do presidente, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB).
A comunidade de Santa Luzia levantou questões, como a suspensão da cobrança da taxa de esgoto e da iluminação pública para residências do bairro que não dispõem desses serviços, mas pagam por eles.
O diretor do Clube dos Dirigentes de SPM e Associações dos Moradores de Juiz de Fora, José Carlos Araújo, alertou as autoridades para a situação do centro comercial, que vem enfrentado inundações. O fato o levou a pedir isenção de IPTU para a região, a exemplo do benefício concedido ao bairro Industrial. O pedido foi reforçado pelo presidente da Associação dos Moradores, Pedro da Silva Vargas.
Soraia Maria de Menezes, diretora da Oswaldo Veloso, usou da palavra para reivindicar pelos alunos. Ela informou sobre a grande demanda por vagas e a necessidade de ampliação do estabelecimento para a montagem de um parquinho para o pré-escolar e aulas de educação física. A diretora defende o uso do terreno ao lado para a expansão, razão pela qual sugeriu à Prefeitura a aquisição do imóvel.
A situação da Escola Infantil Jardim de Alá também mobiliza a comunidade. O estabelecimento, com capacidade para 160 alunos, já recebe 260. Funciona em um prédio alugado e precisa de sede própria.
Também representantes do Bairro Vale Verde participaram da audiência pública. O vice-presidente da SPM, Bruno Dias Narciso, cobrou da Prefeitura a canalização do córrego que passa pelas ruas José Augusto de Paula e André dos Santos Rocha, além da construção de uma UBS na entrada do bairro. Enquanto aguardam, os moradores reivindicam a criação do terceiro turno na UBS de Sanra Efigênia, além do reforço da equipe médica.
Já o vice-presidente do Cruzeiro do Sul, Ivan Furtado, reivindicou captação de água e esgoto, calçamento e asfaltamento para o Cruzeiro do Sul e a Graminha. |