Região do Olavo Costa recebe Câmara Itinerante A Câmara Itinerante movimentou os moradores do bairro Olavo Costa e região. O encontro dos vereadores com a comunidade aconteceu na quarta, 12/04, com a presença de representantes da sociedade organizada e do Executivo. Foi a 58ª Câmara Itinerante realizada pelo Legislativo Municipal fora do Palácio Barbosa Lima, que levou as comunidades, além do bairro onde foi sediada, do Poço Rico, do Santa Tereza, do Solidariedade, do Tupinambás, do Vila Furtado de Menezes, do Vila Ideal, e do Vila Ozanan, a participarem da sessão.
A comunidade e os líderes comunitários puderam se preparar para o evento, através da Escola de Cidadania, promovida pelo Legislativo. “A Câmara Itinerante é um mecanismo que proporciona essa interação da administração pública com os problemas de nossa gente e é através da Escola de Cidadania, que a população pôde se preparar para reivindicar os seus direitos”, afirmou Vicentão.
Logo após a execução dos Hinos de Nacional e de Juiz de Fora, a palavra foi da comunidade. Na tribuna livre, pedidos como mais segurança e obras de infra-estrutura para os bairros estavam entre os mais comuns.
Marcelino da Silva, morador do Olavo Costa disse que os moradores estão sofrendo muito com a falta de infra-estrutura da Unidade Básica de Saúde. “A gente tem que marcar com muita antecedência as consultas e mesmo assim, corremos o risco de não sermos atendidos”, disse. O pedido foi compartilhado pela presidente do Conselho local de Saúde, Regina Célia de Souza.
A vice-presidente da SPM do bairro, Terezinha Maria do Carmo pediu limpeza de bocas-de-lobo, das ruas e construção de muros de contenção. “Algumas residências podem desabar com a aproximação do período das chuvas”, afirmou. Tanderson Alvin, morador da região, está preocupado com o aumento da criminalidade. Ele solicitou reformas no campo de futebol da praça, “que virou um lugar freqüentado por pessoas drogadas. O esporte pode ajudar as crianças e aos jovens a ter uma vida saudável, longe da influência de criminosos. As crianças chegam da escola e ficam pelas ruas. Os pais ficariam mais tranqüilos se houvesse um local para elas praticarem esporte”, disse
Itamar Machado, da SPM do bairro Vila Ideal, pediu às autoridades que “não abandonassem a região. Estamos carentes de obras. Nossa comunidade não está tendo qualidade de vida”, disse. Para a presidente da SPM do Olavo Costa, Leci Francisco de Oliveira, a Câmara Itinerante ajuda a comunidade “a cobrar uma atitude das autoridades”.
Para Carlos Roberto Calixto, do Grupo Afro Brasileiro, o problema maior da região tem sido a falta de policiamento e iluminação pública nas ruas. Segundo ele, a comunidade fica insegura e com medo de sair à noite.
A população também se revezou na tribuna para elogiar a participação do Legislativo na busca de soluções para os problemas das comunidades, que puderam ficar frenta-a-frente com os seus vereadores.
|