Câmara Itinerante da Vila Olavo Costa mobiliza comunidade e autoridades Presença maciça da comunidade, grande participação nos debates. A Câmara Itinerante da Vila Olavo Costa e região possibilitou o levantamento das reivindicações da área em torno da segurança, saneamento básico, saúde, lazer e transporte.O registro das solicitações será encaminhado pelo presidente, Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), ao Executivo com a assinatura de todos os vereadores. O comparecimento de um grande número de secretários ao evento, entretanto, possibilita a aceleração do processo.
Eduardo Freitas (PDT) parabenizou a comunidade pela mobilização, enquanto José Emanuel (PMN) considerou muito positiva a presença do secretariado para ouvir os cidadãos, incitando-o a estudar e atender à comunidade. Além disso, lembrou que já está na hora de a Prefeitura começar a realizar as obras apontadas pelos vereadores no Orçamento 2006. Eduardo Novy (PTB) considerou a presença do secretariado uma demonstração de apreço do Executivo com a população, opinião compartilhada por Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal-PTB).
José Sóter de Figueirôa (PMDB) fez questão de enaltecer a memória de Rogério Lima, ex-presidente da Liga das Escolas de Samba, oriundo da Vila. Por se tratar de uma região com muitas carências, o peemedebista ressaltou a necessidade de a Administração Pública Municipal definir prioridades. “Existe essa máxima na Administração Pública, quando os recursos são escassos e as necessidades imensas”. Por isso, defendeu melhorias no transporte coletivo, inclusive com o uso de ônibus adaptado em Olavo Costa.
Os labirintos existentes no bairro não devem impedir os moradores de ter acesso ao transporte coletivo adequado, afirma outro peemedebista, Paulo Rogério, que considera necessária a busca de soluções, como extensão de linhas e colocação de mais carros. Oliveira Tresse (PMN) lembrou que há seis meses tramita na Câmara projeto de lei de sua autoria propondo microônibus para áreas de difícil acesso e demanda reduzida.
A boa vontade dos vereadores e da atual Administração em buscar soluções foi enfatizada pelo vereador Dr. Waldir (PTB), que reconhece ser a Vila um dos bairros com maiores demandas sociais.
Flávio Cheker (PT) observou que a comunidade fez solicitações, mas também apresentou soluções. O petista referiu-se ao retorno do orçamento participativo. “Fica o apelo ao prefeito para que tire o orçamento participativo da gaveta, reconhecendo nele um instrumento concreto de gestão.”
João Evangelista de Almeida, João do Joaninho (PTB), por sua vez, adiantou que tem feito intervenções em todos os setores da cidade, inclusive no social, pela melhoria da qualidade de vida de toda a população. Pastor Carlos (PTB) enfatizou que os vereadores colocam seus gabinetes à disposição do público, para atendimento a todos.
Entre as autoridades presentes, os secretários de Agropecuária e Abastecimento, Marcelo Detoni; de Política Social, Rogério Ghedin; de Articulação Institucional, Geraldo Magela; de Comunicação, José Renato; de Política Urbana, José Maurício Gomes; os superintendentes da Gettran, Fernando Schmidt; da Funalfa, Érica Delgado, e o diretor-presidente da Empav, Alfredo Faria.
Além da Vila Olavo Costa, participaram moradores do Poço Rico, Santa Tereza, Solidariedade, Tupinambás, Vila Furtado de Menezes, Vila Ideal e Vila Ozanan.
|