Publicada em: 17/03/2010 - 125 visualizações

Vereadores esclarecem sobre programa de luz para Dias Tavares

Vereadores esclarecem sobre programa de luz para Dias Tavares (17/03/2010 00:00:00)
 

Vereadores esclarecem sobre programa de luz para Dias Tavares

       O agente regional de Furnas, Reginaldo Nascimento, participou da Câmara Itinerante para esclarecer sobre os benefícios que o programa Luz para Todos pode levar a Dias Tavares. Ele foi convidado a participar depois de reunir-se com os vereadores Bruno Siqueira (presidente do Legislativo – PMDB) e Julio Gasparette (PMDB). O Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica - Luz para Todos - visa levar energia elétrica para a população do meio rural. Para conquistarem o direito a iluminação na zona rural é necessário a comprovação de que há moradia na propriedade. Reginaldo explicou que é necessária a visita de um técnico da Emater para fazer a inspeção. Em Dias Tavares, um técnico já visitou mais de cem famílias. Quem ainda desejar a visita da Emater pode deixar o nome no armazém da região. Após a checagem da Emater, a Cemig é acionada para fazer as instalações de ligação de luz. O vereador José Emanuel (PSC) afirmou que a questão da carga deve ser considerada. O Luz para Todos liga cargas de 5, 10 ou 15 kva. Os interessados devem provar que precisam de carga maior para a conquista acima de 5.
       
       Saúde e capina mobilizam vereadores
       em Dias Tavares
        Dificuldades com a saúde e a capina em Dias Tavares estão entre os problemas levantados durante Câmara Itinerante realizada no bairro. A ausência de um representante da Saúde no evento será cobrada pelo presidente do Legislativo, Bruno Siqueira (PMDB), por meio de correspondência. Ele esclareceu que a participação está prevista em lei.
        A pasta foi uma das mais requisitadas pelos vereadores. José Sóter de Figueirôa (PMDB) solicitou que seja apurada a informação de que pacientes de Dias Tavares só podem ser atendidos na Policlínica de Benfica mediante encaminhamento do médico ou da enfermeira da UBS local. O problema, agravado em função de a unidade fechar às 17h, gerou protestos do vereador Dr. José Tarcisio (PTC).
        O líder do governo, Pastor Carlos (PRB), disse ter levado a informação ao Executivo que, de imediato, posicionou-se contra. O assunto voltará a pauta na próxima reunião que tem como o prefeito quinta-feira (18/03). Flávio Cheker (PT) e Isauro Calais ponderaram sobre a incapacidade de atendimento da demanda nas condições atuais. Calais tomou conhecimento que apenas 17 crianças recebem assistência ao dia.
       
       Limpeza
        Ao ser informado de que a capina é feita, na maioria das vezes, pelos próprios moradores, Flávio Cheker reclamou da “falta da presença do poder público”. Ele tem percorrido a cidade e percebe a ausência do serviço em vários pontos.
        A defesa da Prefeitura coube a Pastor Carlos. Ele informou que 90 trabalhadores foram contratados há duas semanas para regularizar a limpeza. Isauro Calais, entretanto, cobrou mais investimentos. “A cidade é grande. É preciso fazer com que a engrenagem funcione. Que se contrate mais funcionários,” disse.
       
       Carências
        Cultura, esporte e lazer são outras carências identificadas por Flávio Cheker. Ele informa sobre a existência de área adequada para uma quadra esportiva, mas reclama da falta de iniciativa do Poder Público.
       Problemas com o saneamento básico foram apontados por Antônio Martins (Tico-Tico-PP). Moradores relataram que o esgoto é conduzido para o córrego. Por isso, está na expectativa da criação de uma estação de tratamento de esgoto nas proximidades.
       Figueirôa lembrou que o novo aterro sanitário será em Dias Tavares e esclareceu estar movendo uma ação popular contra o Demlurb, a Prefeitura e a Vital Engenharia por irregularidades.
       A situação da estrada da BR-040 até o bairro levou Francisco de Assis Evangelista (Chico Evangelista-PP) a fazer um alerta. A via não dispõe de acostamento e as laterais estão tomadas por mato. O futuro presidente da Associação de Moradores, Antônio de Pádua, por sua vez, informou o vereador sobre a chegada da água ao reservatório com muita pressão, o que tem provocado o rompimento de canos.
       Em nome dos educadores, Roberto Cupolillo (Betão-PT) reivindicou a incorporação do adicional de 50% concedido aos que trabalham na zona rural.
       Julio Gasparette também foi acionado. Os moradores solicitaram a presença de um funcionário na MRS nas proximidades das manobras de trens. O mesmo vereador trouxe boas novas. Revelou que em curto prazo Dias Tavares terá acesso à telefonia. A expectativa é também pela chegada da coleta de lixo ao granjeamento. Noraldino Jr. (PSC) recebeu a informação do Demlurb.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade