Publicada em: 16/05/2008 - 126 visualizações

Câmara Itinerante é realizada em Sarandira pela primeira vez

Câmara Itinerante é realizada em Sarandira pela primeira vez (16/05/2008 00:00:00)
 

Câmara Itinerante é realizada em Sarandira pela primeira vez

       A 77ª edição da Câmara Itinerante, que aconteceu em Sarandira, foi marcada pela intensa participação popular. Entre as principais reivindicações estavam o asfaltamento das estradas de acesso à localidade, o calçamento das ruas do bairro e a ampliação do transporte escolar.
        A moradora Ingrid Poliana pediu a construção de uma área de lazer que atenda a jovens, crianças e idosos. Já Samir de Oliveira lembrou a necessidade de asfaltar as estradas de acesso ao distrito. “As pessoas que moram aqui se sentem isoladas. Quando chove, fica muito difícil o trânsito”.
        Silvana de Oliveira pediu a implantação do transporte escolar ou a implantação de um curso de ensino médio ou supletivo na comunidade. “As pessoas querem estudar, mas, muitas vezes, têm dificuldade, porque aqui não temos curso de ensino médio e o horário dos ônibus além de ser pouco não é compatível com o das escolas próximas”, disse.
        A reivindicação foi apoiada pelo morador Francisco Pugliese que também pediu a pavimentação das ruas da comunidade, a construção de uma ponte de concreto na estrada de acesso a Sarandira e o incentivo ao turismo ecológico na região. Já Cláudia Carvalho quer a implantação de rede de esgoto, calçamento das ruas e também reforçou o pedido dos vizinhos pelo transporte escolar.
        O asfaltamento das ruas e estradas da região, a realização de obras de infraestrutura e a construção da ponte de concreto também estavam na pauta de reivindicações de Ana Rita Dias, moradora de Sarandira. “Precisamos melhorar o acesso ao bairro, só assim teremos melhorias na nossa qualidade de vida”.
        A construção de uma rede de captação de águas pluviais e a implantação de um programa de incentivo ao esporte para jovens e crianças foram tema central dos pedidos de Angeli Santana. Já Márcia Maria de Assis Fernandes pediu que seja colocada uma placa de identificação da UBS do bairro, a construção de um muro no cemitério, a capina e limpeza das ruas, aumento na coleta de lixo e um vestiário para os atletas do time de Sarandira.
        O presidente da Câmara, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão – PTB), afirmou que as reivindicações serão encaminhadas ao Executivo.
       
        Vereadores apóiam reivindicações
       
        O distrito de Sarandira foi escolhido para a realização da Câmara Itinerante por decisão da Mesa Diretora e apoio dos demais vereadores, afirmou o presidente Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB). “É muito importante para nós tomar conhecimento dos problemas no próprio local em que são enfrentados e encaminhar as reivindicações ao Executivo,” disse. Na mesma linha, Flávio Cheker (PT) se referiu à avaliação dos serviços públicos realizada pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo junto à comunidade, que apontou carência em setores como saneamento básico e segurança.
        Romilton Faria (DEM) constata que muitas pessoas que deixaram Sarandira desejam se reaproximar de suas famílias e amigos, mas isso está na dependência da melhoria no acesso. A providência ainda pode, segundo ele, incrementar o turismo rural.
        A situação da estrada foi motivo de várias intervenções, entre as quais a do vereador João Evangelista de Almeida (João do Joaninho – DEM). Ele defendeu a colocação de escória, a substituição de pranchões, além da construção de uma nova ponte, referindo-se à de madeira. A situação precária da ponte também foi alertada por José Sóter de Figueirôa (PMDB) e Oliveira Tresse. “Estamos falando do direito de ir e vir com conforto”, disse o integrante do PCdoB, queixando-se ainda da falta de acostamento na BR-267.
        O asfaltamento da ligação com Caeté também foi considerada fundamental por Eduardo Novy (PSC). Favorável a medidas que mantenham o homem no campo, ele agradeceu à scretária de Educação, Regina Mancini, pela municipalização da Escola Vítor Belfort Arantes. Desde então, a implantação do supletivo passou a ser reivindicada pelo vereador.
        Diversos vereadores fizeram questão de demonstrar atenção com a comunidade, a exemplo de Eduardo Freitas (PDT). Ele falou sobre a importância da preservação das características do local, eminentemente rural, e adiantou o empenho de todos para que a Unidade Básica de Saúde (UBS) receba a denominação de Aurélia Jovina do Amaral Santana, uma parteira muito popular na região.
        Luiz Otávio Coelho (Pardal-PTB), por sua vez, reconheceu que os pedidos terão repercussão imediata na melhoria da qualidade de vida da população e demonstrou confiança em que a Prefeitura vai se sensibilizar.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade