Publicada em: 15/06/2005 - 494 visualizações

Câmara convoca audiência pública para discutir regularização dos Agentes Comunitários de Saúde da PJF

Câmara convoca audiência pública para discutir regularização dos Agentes Comunitários de Saúde da PJF (15/06/2005 00:00:00)
 

Câmara convoca audiência pública para discutir regularização dos Agentes Comunitários de Saúde da PJF

       O vereador secretário da Mesa Diretora da Câmara, José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB), convocou audiência pública, para o dia 20/06, às 15h, com o objetivo de discutir as questões envolvendo a regularização da atividade desempenhada pelos Agentes Comunitários de Saúde. Entre eles, a integração ao quadro de efetivos da AMAC, com repercussão no Plano de Cargos e Salários dos funcionários da entidade. Os profissionais teriam direito a progressão interna, treinamento e capacitação para o melhor desempenho da função com foco na educação e prevenção em saúde, redivisão em áreas e microáreas de atuação, para agilidade e efetividade no desempenho da função.
       De acordo com Figueirôa, os Agentes Comunitários de Saúde exercem uma função essencial à população. A categoria vem enfrentando grandes dificuldades operacionais, como a falta de material de trabalho e treinamento adequado. Ainda assim, os resultados da equipe são altamente satisfatórios, afirma. O vereador também aponta que, embora organizados na Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Juiz de Fora - AACS, eles não têm direitos semelhantes aos demais prestadores de serviços de saúde, inclusive quanto à remuneração. Os agentes entregaram ao vereador um documento contendo suas reivindicações. Em Juiz de Fora eles são em número de 469 e têm salário bruto de R$ 309,00.
       Estão convidados para a reunião o diretor de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental - DSSDA, Agenor Lawal; o gerente de Promoção e Qualidade à Vida da DSSDA, José Geraldo de Oliveira; o Diretor de Administração e Recursos Humanos - DARH, Renato Garcia; a gerente de Pessoal da DARH, Ana Angélica de Andrade; a superintendente da AMAC, Vanessa Loçasso Cardoso; a presidente da AACS, Rita das Dores Duque; o presidente do SINSERPU, Cosme Ricardo Gomes Nogueira; o presidente da União Juizforana de SPMs, José Manoel da Silva; o secretário executivo do CMS, Jorge Ramos; o coordenador do PSF, Cláudio Moisés Lacerda Reis; a diretora de Recursos Humanos da AMAC, Simone Mathiasi; a ouvidora municipal de saúde, Luzia Azalim e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Luiz Felipe do Monte.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade