Publicada em: 15/02/2008 - 118 visualizações

Rose quer veículos adaptados em auto-escolas

Rose quer veículos adaptados em auto-escolas (15/02/2008 00:00:00)
 

Rose quer veículos adaptados em auto-escolas

       “O pensamento de que os portadores de deficiências físicas são pessoas incapacitadas e dependentes não pode ser entendido como uma regra geral. Essa parcela da população é sim, força motora no mercado de trabalho. Os deficientes são consumidores em potencial e ainda e acima de tudo, são cidadãos que contribuem para a melhoria da qualidade de vida através de seus impostos. Fechar os olhos para a acessibilidade seria um crime que nós, pessoas da administração pública, não podemos aceitar”. A justificativa é da vereadora Rose França (PSC), segunda-vice presidente da Câmara que apresentou projeto de lei obrigando as auto-escolas de Juiz de Fora a adquirirem veículos adaptados para seus alunos.
       
       De acordo com a matéria, os Centros de Formação de Condutores (CFC) ficam obrigados a adaptarem, no mínimo, um veículo para o aprendizado de pessoas portadoras de deficiências física ou com mobilidade reduzida. Os CFCs poderão, para atenderem o previsto no projeto, associar-se entre si, sendo que, o mesmo veículo não poderá ser utilizado por mais de duas empresas.
       
       O carro deverá conter comandos manuais universais, tais como empunhaduras de volante, uma alavanca de controle do freio e acelerador e caixa automática ou similar (embreagem hidráulica ou computadorizada).
       
       Rose explica que caso alguma auto-escola não cumpra o determinado no projeto estará sujeita a penalidades. Advertência em primeira instância, multa de R$1500 em segunda e suspensão ou cancelamento do Alvará de Funcionamento. “A acessibilidade não pode ser apenas um discurso burocrático, que fica somente no papel. Ela deve ser algo real e cabe a nós, legisladores, exigire das autoridades a aplicação desse conceito. A independência dos portadores de deficiência física é algo sério e legítimo, portanto, faz parte da política de ações para essa parcela da população”, disse a legisladora.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade