Publicada em: 13/12/2011 - 85 visualizações

Tribuna Livre alerta sobre incineração de lixo hospitalar

Tribuna Livre alerta sobre incineração de lixo hospitalar (13/12/2011 00:00:00)
 

Tribuna Livre alerta sobre incineração de lixo hospitalar

       A informação de que uma empresa do Rio de Janeiro pretende instalar uma unidade de tratamento e disposição final de lixo urbano e hospitalar a três quilômetros da represa de Chapeu D’Uvas e a 300 metros do Córrego Totonho, em Ewbanck da Câmara, foi repassada aos vereadores de Juiz de Fora. Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf) alertaram os legisladores durante Tribuna Livre, nesta terça-feira (13/12), da qual participaram quatro vereadores da cidade vizinha.
        O presidente da entidade, Robson Luiz Marques da Silva, adiantou que o Sintraf formou um comitê contra a instalação desse tipo de empreendimento no município e proximidades e conclamou os parlamentares juiz-foranos a integrá-lo. Ainda sugeriu uma ampla audiência pública para abordagem do assunto.
        Roberto Cupolillo (Betão-PT) afirmou ter elaborado requerimento com a solicitação, a ser apresentada nesta quarta-feira (14/12). Isauro Calais (PMN) defendeu a assinatura de todos os vereadores para que a reunião aconteça no menor prazo possível, além da formação de uma comissão, com legisladores dos dois municípios, para apurar os acontecimentos. José Sóter de Figueirôa é a favor de que a audiência pública também seja realizada em conjunto por Juiz de Fora e Ewbanck.
        Entre os convidados estarão o prefeito daquele município, representantes da empresa Trusher Serviços de Esterilização, apontada como interessada no negócio, órgãos ambientais e a Promotoria do Meio Ambiente. Betão tem informações de que Simão Pereira enfrenta problemas semelhantes e realiza quinta-feira (15/12) audiência pública para abordar o problema.
        Robson Luiz da Silva esclareceu que o Sintraf se mobilizou ao receber pedido de ajuda de moradores de Ewbanck. O dirigente sindical afirmou que Montes Claros passou pelo problema e o superou com a aprovação de lei que impede a instalação de empresa incineradora de lixo hospitalar a um raio de 200 km. Ainda lembrou de um acidente, na década de 70, na Itália, quando houve um vazamento de dioxina, substância cancerígena, que provocou mortes.
        A Tribuna Livre contou com a participação dos vereadores de Ewbanck: Rosely Aparecida Ribeiro (DEM), Anderson José Helpes (PP), Custódio Ferreira (DEM) e Carlos Mariano Ferreira (PP).
       
       DESTINO DO FÓRUM
        A advogada do Sintraf, Joana D’Arc Gouvêa Costa, também ocupou a Tribuna Livre, porém para demonstrar preocupação com o destino do prédio ocupado pelo Fórum Benjamim Colucci. Ela defendeu instalações do novo Fórum em local acessível e a destinação do atual edifício para uso público.
        O líder do PSDB, Rodrigo Mattos, revelou negociações da Prefeitura com o governo de Minas para a construção no Terreirão do Samba em troca do uso das instalações atuais do Fórum pelo Poder Público. Alguns vereadores defenderam a utilização do imóvel pela Câmara Municipal.
       
       

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade