Publicada em: 13/12/2005 - 404 visualizações

Vereadores cobram compensação ecológica à usina de Picada

Vereadores cobram compensação ecológica à usina de Picada (13/12/2005 00:00:00)
 

Vereadores cobram compensação ecológica à usina de Picada

       Em reunião extraordinária realizada hoje (13/12) a pedido do vereador Paulo Rogério (PMDB), o peemedebista questinou se o Grupo Votorantin, concessionário da Paraibuna de Metais, está realizando a compensação ecológica devido à instalação da Usina de Picada.
        Paulo Rogério defende uma ação de vigilância permanente na bacia, lembrando que a sua preservação está prevista em lei municipal. Ele sugere a formação de um Grupo de Trabalho, integrado por ele, Freitas, João do Joaninho (PTB), um representante da Prefeitura, um do Votorantim e do pescador Marco Aurélio, do Grupo Emoção e Preservação, que já vem promovendo o repovoamento de peixes no rio. A idéia é promover a primeira reunião em janeiro.
        O Comdema e a Agenda/JF serão acionados para ajudar em uma nova redação para o Artigo 2º, da Lei 10.9036, que trata da utilização de curso d’água para geração de energia. Esse item prevê a compensação ambiental pelo Votorantin, com o peixamento do rio. Como está prevista a introdução de espécies predadoras, que competem entre si, Paulo Rogério alerta para a necessidade de o trabalho ser realizado dentro da realidade ambiental da região.
        Outro a defender medidas compensatórias foi o vereador Eduardo Novy (PTB). Três anos após a implantação da Usina de Picada, isso ainda não ocorreu. Novy lembra que está acertada a aplicação de meio por cento do valor da obra e que os alevinos podem ser fornecidos pela Fazenda Santa Cândida.
        O superintendente da Agenda-JF, Willians Martins Coelho de Lima, também participou da reunião extraordinária. O representante do Grupo Votorantin não compareceu devido a compromissos assumidos anteriormente.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade