Publicada em: 13/05/2005 - 598 visualizações

Vereadores e Comunidade discutem SITT

Vereadores e Comunidade discutem SITT (13/05/2005 00:00:00)
 

Vereadores e Comunidade discutem SITT

       Por solicitação do vereador João do Joaninho (PRP), representantes de 48 SPMs da Zona Norte e Rural estiveram presentes a reunião com membros da Gettran, para discutir o Sistema de Transporte Troncalizado - SITT, que deverá ser inaugurado no início d e junho. De acordo com gerente de transportes da Gettran, Dulcídio de Barros Moreira, o novo sistema foi aprovado Plano Diretor de 97 e é o primeiro de uma série de cinco. De acordo com ele, o transporte troncalizado vem minimizar os problemas de congestionamento de trânsito na cidade. Em 96, a cidade tinha 12 milhões de passageiros atendidos por 450 coletivos. A demanda caiu em 30%, e o aumento de veículos individuais subiu, esclarece.
       O primeiro SITT foi construído na Zona Norte, de acordo com Dulcídio, por ser uma região de população mais densa na cidade e atendida por única empresa de transporte. Isso resolveria 20% do problema com as vias de alta saturação, como Independência, Rio Branco e Getúlio Vargas, contando apenas as do centro. Ele ainda explica que, num primeiro momento, serão mantidos os mesmos horários de chegada e saída dos coletivos no centro e nos bairros, porém com a troca de veículos no terminal. Eles terão saída para a cidade de 3 em 3 minutos, nos horários de pico e manterão o mesmo itinerário até o centro. O mesmo acontece com os ônibus que vão dos bairros atendidos até o terminal.
       Funcionarão três linhas circulares, a 766 que será um veículo adaptado para portadores de necessidades especiais, a 777, que vai sair do terminal e parar em todos os pontos dos antigos itinerários dos coletivos até a cidade na ida e volta e o 788, uma linha direta até o centro da cidade que vai funcionar em horários de mais movimento. As tarifas serão únicas e o sistema vai funcionar com 15 ônibus articulados e 10 alongados.
       Estiveram presentes à reunião, além de João do Joaninho, os vereadores, José Emanuel (PMN), Eduardo Novy (PRP), Luiz Otávio Fernandes, o Pardal (PPS) e Oliveira Tresse (PMN).
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade