Projeto propõe implantação de jornada integral no ensino fundamental O projeto que dispõe sobre a implementação de jornada integral no ensino fundamental de Juiz de Fora está em tramitação na Câmara.
O dispositivo de autoria do vereador Flávio Cheker (PT) propõe que os alunos permaneçam, pelo menos, nove horas diárias na instituição do ensino. O projeto visa a desenvolver atividades culturais, artísticas, esportivas e de lazer, além de ações que possibilitem melhor convivência entre os alunos, através da prática da cidadania.
A iniciativa propõe ainda que cada turma tenha no máximo, 25 alunos. Será garantido aos estudantes três refeições diárias, além da inclusão de noções de informática na grade curricular.A implementação do projeto será gradativa e a intenção é atingir todo ensino fundamental no oitavo ano letivo, após a publicação da Lei.
Segundo o projeto, terá direito a matricular-se em turmas de tempo integral, alunos maiores de 14 anos, que residam há mais de cinco anos na cidade e que possuam renda de, no máximo, um salário mínimo por pessoa. Também terão direito ao acesso à jornada integral de ensino estudantes que necessitam da aplicação de medida de proteção.
“A intenção do projeto é aperfeiçoar a formação dos alunos em matérias do ensino regular, possibilitar seu acesso a atividades extra-curriculares essenciais como: a educação para a cidadania, a cultura, o lazer e os esportres”, afirma o autor do projeto.
|