Publicada em: 13/01/2006 - 448 visualizações

Filosofia poderá virar matéria de currículo escolar na Rede Pública de Ensino

Filosofia poderá virar matéria de currículo escolar na Rede Pública de Ensino (13/01/2006 00:00:00)
 

Filosofia poderá virar matéria de currículo escolar na Rede Pública de Ensino

       “A disciplina de Filosofia na escola pública está ligada ao desenvolvimento de um projeto político pedagógico de cunho popular, por ser uma proposta que incentiva a reflexão, a apropriação crítica da realidade, a construção coletiva dos saberes, e a autonomia, tanto dos alunos como dos profissionais da educação”. Com base neste pensamento, o vereador Luiz Otávio Coelho (Pardal – PTB) apresentou projeto de lei implantando o ensino de Filosofia para crianças no conteúdo curricular das escolas da rede municipal. A idéia é ministrar aulas para alunos do pré-escolar e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
       
       De acordo com a matéria, a disciplina deverá ser implantada, considerando a adequação necessária ao currículo e ao projeto político pedagógico da escola. A Filosofia para Crianças terá como objetivo provocar um diálogo reflexivo que enriquece e favorece uma maior compreensão das vivências, aprimorar a dimensão ética, crítica e criativa das crianças, proporcionar às crianças a oportunidade de julgamentos inteligentes e a capacidade de escolhas conscientes, favorecer o desenvolvimento pleno da criança como pessoa e a vivência da cidadania e aumentar o potencial do pensamento das crianças.
       Será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação expedir normas regulamentares necessárias à implementação do ensino de Filosofia no currículo da rede municipal.
       “A discussão sobre a presença ou não da filosofia na escola tem ocupado acirradas discussões em diversas instancias do setor de educação. A possibilidade de ministrar essa disciplina no ensino médio e fundamental são apenas alguns dos focos que demonstram a atualidade da discussão do tema. Esse debate já foi responsável por inúmeras publicações em torno do assunto, que fortaleceram as discussões em universidades, no interior das escolas, na realização de diversos eventos e na Câmara Municipal. Estaremos atentos à aprovação desse projeto de grande importância para nossa sociedade”, disse Pardal.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade