Publicada em: 13/01/2006 - 340 visualizações

Cheker defende atendimento digno em saúde

Cheker defende atendimento digno em saúde (13/01/2006 00:00:00)
 

Cheker defende atendimento digno em saúde

       “A população pode cobrar mais seus direitos a partir de um conhecimento maior deles,” afirma Flávio Cheker. No momento em que “as pessoas estão fragilizadas e freqüentemente desesperadas devido aos problemas na área de saúde”, o vereador propõe uma ampla divulgação dos direitos dos usuários dos serviços. A proposta, feita através de projeto de lei, já tramita na Câmara Municipal. Cheker, na verdade, busca a consolidação dos princípios do SUS (Sistema Único de Saúde), que prega o atendimento universal e igualitário, conforme estabelece a Constituição.
        O petista trata de questões amplas, como atendimento digno, atencioso e respeitoso. Demonstra preocupação com a assistência humitária ao propor que o paciente não seja identificado por números, códigos, de modo genérico, desrespeitoso ou preconceituoso. E procura garantir o direito de acesso a todos os procedimentos do tratamento: diagnóstico, exames, ações terapêuticas, benefícios e riscos.
        Cheker quer assegurar ao doente mais liberdade de opinar sobre seu destino. O artigo 2º, item V, prevê “consentimento ou recusa, de forma livre, voluntária e esclarecida, com adequada informação, a procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, assistência psicológica ou social; e o item VI “ consentimento ou recusa a assistência moral ou religiosa”.
        O vereador não foge de temas polêmicos. O artigo 2º, item XX, prevê “recusa a tratamento doloroso ou extraordinário na tentativa de prolongamento da vida”, o XXIII “a opção pelo local de morte”, e o XXII possibilita o “recebimento, quando internado, de visita de médico que não pertença àquela unidade hospitalar, facultado ao profissional o acesso ao prontuário”.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade