Publicada em: 12/07/2005 - 522 visualizações

Câmara homenageia lição viva de vida

Câmara homenageia lição viva de vida (12/07/2005 00:00:00)
 

Câmara homenageia lição viva de vida

       “Um exemplo de dedicação à família, aos amigos e mais, um exemplo de cidadão”. Para o vereador José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB) a Câmara está homenageado, com a entrega de um Título de Cidadão Honorário, Tony César de Oliveira Leite, de 106 anos, “o menino mais novo de nossa cidade”.
       
       O sexto de uma família de doze irmãos. Filho de uma dona de casa, Josephina Leite com um importante médico da Bahia, João César de Oliveira Leite, o fundador do Hospital que levou o seu nome.
       
       Formado em Corretagem de Imóveis, é mineiro de Faria Lemos, Distrito de Carangola. Ainda pequeno, mudou-se para Manhuaçu, onde viveu até os 22 anos, quando veio servir Exército em Juiz de Fora. A paixão pela cidade começou ali, mas ao encerrar a carreira militar, teve que se mudar para Manhumirim, quando foi trabalhar na extinta empresa Atacadista Irmãos Fraga. Em 1925, retornou a sua cidade natal, empregando-se na Cafeeira Sellos Irmãos.
       
       O coração, no entanto, ficou na Manchester Mineira. A vida difícil fez com que ele adiasse os planos de vir para cá. Tony César foi morar no Rio de Janeiro, onde trabalhou em vários empregos, um deles como vendedor de máquinas de escrever.
       
       Em 1937, realizou o seu sonho de voltar a Juiz de Fora. Aqui se casou, teve filhos, netos, bisnetos e construiu uma vida tranqüila. “Seu Tony”, como é carinhosamente chamado por vizinhos e amigos, afirma que, para ele, “Juiz de Fora é a cidade mais maravilhosa do Brasil” e quando o perguntam o segredo de se viver tão bem por tantos anos, abre um sorriso calmo e diz: “é fácil, ter bons amigos, se alimentar bem, ter uma vida em paz, comer todos os dias goiabada com queijo e tomar um chopinho de vez em quando”.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade