Publicada em: 12/06/2007 - 198 visualizações

Posto de Identificação Civil da Câmara dobra o número de documentos emitidos

Posto de Identificação Civil da Câmara dobra o número de documentos emitidos (12/06/2007 00:00:00)
 

Posto de Identificação Civil da Câmara dobra o número de documentos emitidos

       Uma pane no sistema do Psiu tirou do ar os computadores destinados à retirada de carteiras de identidade. A população foi obrigada a recorrer ao serviço do Posto de Identificação Civil oferecido pela Câmara. O problema fez dobrar o número de documentos emitidos pelo setor, que já são mais de cem por dia. “O Legislativo acertou quando implantou mais esse serviço para os cidadãos juizforanos”, disse o presidente da Câmara, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB).
       
        A facilidade de retirar a carteira de identidade é o maior atrativo oferecido pelo Posto. A motivação está na rapidez e na flexibilidade de horários. O posto funciona numa sala anexa ao Centro de Atenção ao Cidadão, especialmente preparada para a atividade, no saguão do Legislativo. Três guichês foram montados para atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Oito funcionários estão responsáveis pelo serviço, além de um policial civil.
       
        Para Maria Célia de Paula o Posto vai ajudá-la a realizar um sonho, o de retirar, pela primeira vez, a carteira de identidade. “Tentei por duas vezes conseguir o documento em outro lugar, mas a burocracia me impediu. Aqui na Câmara o serviço foi rápido e eu fui muito bem atendida”, disse.
       
        A mesma opinião é da estudante Thaís Campos. “O serviço aqui na Câmara é muito bom. Não tem burocracia e os funcionários são atenciosos”.
       
        Estefânia Helena Vidal achou o serviço “muito bom, mas por causa do grande número de atendimento, em decorrência do problema no Psiu, foi preciso esperar um pouco para retirar sua senha”.
       
        Lívia Borrelli avaliou como tranqüilo o serviço do Posto. “Estou retirando a segunda via da carteira de identidade e achei o atendimento rápido. A questão agora é esperar uma autorização de Belo Horizonte, porque o meu documento não é daqui. Os funcionários do Posto já me orientaram em relação ao caso”.
       
        O mesmo problema é de Martha Passos. O filho foi quem informou sobre o Posto de Identificação do Legislativo. “Achei tudo muito rápido e bem explicado. Aqui não tem burocracia e os horários flexíveis ajudam a gente. Agora só terei que esperar vir a autorização de Belo Horizonte para eu poder retirar meu documento, mas isso será tranqüilo”.
       
        O serviço do Posto de Identificação também vai a quem não consegue vir a Câmara retirar o seu documento. Uma equipe tem visitado os hospitais e residências da cidade, quando solicitada, para confeccionar carteiras para os pacientes e idosos com locomoção reduzida. Já foram mais de 80 atendimentos. “A carteira de identidade garante a cidadania”, disse Vicentão.
       
        Para obter uma Carteira de Identidade é necessária a apresentação de certidão original de nascimento ou casamento em bom estado de conservação, comprovante de residência, de pagamento de uma taxa e duas fotos 3 x 4.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade