COMISSÃO DA CÂMARA FAZ QUESTIONAMENTOS SOBRE USINA DE PICADA A Comissão formada na Câmara Municipal para acompanhar os reflexos da construção da Hidrelétrica de Picada e integrantes da Agenda 21 se reuniram hoje (10/03) com representantes da Votorantim. O presidente da comissão, João Evangelista de Almeida (João do Joaninho – PRP), admitiu avanços, mas espera que a Licença de Operação só seja liberada após parecer da Feam e do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). Pelo cronograma da obra, o reservatório poderá ser formado no final de março, início de abril.
João do Joaninho e os vereadores Paulo Rogério e José Sóter Figueirôa, do PMDB, também integrantes da comissão, fizeram questionamentos sobre as condições da estrada, contratos com ruralistas e criação da unidade de conservação.
O gerente geral de Ativos da Votorantim, José Francisco Gravasseca, informou que estão sendo retificados 7 km de estrada e que os trabalhos serão fiscalizados pela DPU, antes da entrega do município. Ele reconheceu os transtornos enfrentados com o transporte no período das chuvas fortes, entretanto alegou que a empresa tentou amenizá-los com o uso de duas kombis e que os prejuízos podem ser compensados.
A destinação de 0,5% do total do custo da obra (750 mil) para compensação ambiental já foi investido na área adquirida de 240 hectares para formação do Parque Municipal de Torreões. Gravasseca informa que foram destinados R$ 806 mil para a unidade de conservação, ou seja, valor superior. Mesmo assim, ele anunciou a destinação de 15% de 750 mil na implementação de equipamento.
Outro problema levantado pelos vereadores está relacionado a com contratos com proprietários rurais. Depois de ouvir os legisladores, a empresa se dispôs a se reunir com eles na próxima semana, reconhecendo que há necessidade de esclarecimento sobre a área de preservação permamente. Eles ainda reivindicaram uma assistente social da Prefeitura para acompanhar o Plano de Assistência Social.
João do Joaninho ainda solicitou apoio da Votorantim para a implantação do segundo grau na escola a ser construída em Torreões.
A reunião contou também com as presenças de representantes da comunidade, do Conselho Municipal de Assistência Social, diretor da DPU, Agenda JF, Ama-JF, entre outros.
|