Publicada em: 10/01/2006 - 371 visualizações

Câmara discute problemas de infra-estrutura do bairro Grama e região

Câmara discute problemas de infra-estrutura do bairro Grama e região (10/01/2006 00:00:00)
 

Câmara discute problemas de infra-estrutura do bairro Grama e região

       O vereador vice-presidente da Câmara Municipal, Francisco Canalli (PMN), considerou positiva a audiência pública realizada hoje, 10/01, entre o legislativo, membros do Executivo e moradores da região de Grama. Os representantes da Prefeitura assumiram, em público, o compromisso de resolver as principais reivindicações dos moradores. Principalmente em se tratando de uma emenda aprovada em plenário, por unanimidade, e em consenso com o Executivo para o término das obras da rua Minas Gerais no bairro Grama, para onde destinei R$100mil em emendas no Orçamento Municipal, afirmou o vereador.
       Entre os principais problemas apresentados por vários moradores da região, que participaram ativamente da audiência estão: nos bairros Grama e Vila Montanhesa, o término da rede de captação de águas pluviais e os degraus do escadão que liga as ruas Amazonas e Osvaldo Loures Coelho; construção de passeio e quebra molas na rua Diomar Monteiro, onde já aconteceram vários acidentes fatais; reformas geral em todas as instalações do Colégio Municipal Dr. Cássio Vieira Marques; construção de uma praça em terreno já cedido pela PJF, entre as ruas Irmã Maria José da Mota Souza, Amazonas e Minas Gerais.
       No Nova Suíça, os moradores reivindicam uma linha de ônibus específica para o bairro e capina na praça entre as ruas São Paulo e Maria Aparecida. No Parque Independência I, II, e III, a comunidade pede uma caixa coletora de águas pluviais e a troca do manilhamento no local, que sofre com inundações mesmo com chuvas fracas. O local mais prejudicado é a rua José Sagantini, que possui um córrego que não dá vazão à água. O asfaltamento de várias ruas, complemento de meio-fio, limpeza e capina urgentes para quase todo o bairro, a colocação de postes de iluminação pública, melhorias nos postos locais de saúde, construção de uma UBS regional e coleta de lixo também foram reivindicados para vários locais dos bairros.
       O vereador Isauro Calais (PMN) afirmou que a região do Grama está muito pior no que diz respeito à infra-estrutura que, há anos, quando conheceu o local. Hoje, as vias servem de acesso à cidade, aumentando o trânsito e o crescimento desordenado, sem que os moradores tenham a garantia de qualquer melhoria, continuando morando sem o conforto necessário.
       O vereador Bruno Siqueira (PMDB) lembrou que, como são vários os questionamentos, a Câmara deveria aproveitar a presença dos técnicos da prefeitura para responder pontualmente a cada uma, e não nas considerações finais, os vereadores José Emmanuel (PMN) e. João do Joaninho (PTB) apoiaram o pedido de Bruno Siqueira, lembrando do papel de intermediário entre comunidade e executivo que é uma das obrigações dos vereadores e solicitando que os secretários dessem mais atenção aos bairros. Nós não fazemos obras mas podemos e devemos pedir e fiscalizar, lembrou.
       O líder do governo na Câmara, vereador Eduardo Freitas (PDT) parabenizou a iniciativa de Francisco Canalli em promover a discussão. O vereador Eduardo Novy (PTB) fez coro com Eduardo Freitas. Já o 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB), questionou do Executivo sobre a creche que seria construída no bairro Granjas Bethânia, que já teve sua pedra fundamental lançada há meses, e até hoje não há sinal de construção.
       Todos os técnicos da Prefeitura afirmaram que diversas obras já estão em andamento, como a coleta de lixo regular, um projeto de arquitetura para a ampliação da UBS regional que já existe, mesmo em situação precária e a canalização de várias ruas do Parque Independência. Estiveram presentes à reunião o secretário de Saúde e Meio Ambiente, Agenor Lawal, que veio representar o prefeito Carlos Alberto Bejani; o diretor técnico operacional da Cesama, Marcos de Avelar Monteiro de Castro; o coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Governo, Sílvio Albuquerque; o representante do Demlurb, Osman Magno; o representante da EMPAV, Amilton de Oliveira; o chefe do departamento de obras da SMO, José Walter Ávela, o presidente da SPM de Grama, Joel Elídio de Faria e o presidente do Conselho Local de Saúde, Edson Silvério Ribeiro, além de vários representantes da comunidade que usaram a palavra.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade