Publicada em: 22/08/2025 - 24 visualizações

Tribuna Livre - Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira pede apoio ao Legislativo

Tribuna Livre - Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira pede apoio ao Legislativo (22/08/2025 00:00:00)
  • A entidade promoveu um abaixo-assinado em prol do patrimônio da FEB na Praça do Riachuelo
 

A Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) apresentou um pedido de mais proteção ao patrimônio público durante o uso da Tribuna Livre Natanael Elói do Amaral, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, na quinta-feira, 21. O representante da entidade, Durval Lourenço Pereira, se referia, principalmente, ao monumento da Praça Deputado Clodesmidt Riani, o Monumento Expedicionário, que homenageia a atuação brasileira na Segunda Guerra Mundial e é tombado pelo Patrimônio Municipal. “É um símbolo vivo da coragem dos brasileiros que lutaram e deram tudo na Segunda Guerra Mundial”, afirmou Durval.


Segundo o representante, durante a revitalização da Praça do Riachuelo, as placas históricas de bronze desapareceram. Durval Pereira considera ainda que o Monumento Expedicionário tenha sido destruído.  Ele reclamou da mudança do nome da praça, que era conhecida como Praça do Riachuelo. “Em 2023, a Câmara aprovou uma lei que proíbe a renomeação dos logradouros públicos. Justamente, para evitar o uso político e ideológico dos nossos logradouros. A nossa associação não vê problema em um juiz-forano ser homenageado, desde que isso não sirva de motivo para apagar nosso passado e que esteja dentro da lei”, explicou. 


O representante da entidade indagou onde se encontram as placas históricas de bronze dos monumentos tombados pelo patrimônio. “Arrancaram as placas de bronze e os ornamentos. Colocaram uma placa de acrílico que não condiz com a grandeza dos monumentos. É um crime contra o patrimônio público da cidade. Perguntamos aos representantes do Executivo qual a medida tomada para reaver o material, mas não foi aberto nenhum inquérito ou boletim de ocorrência. Apresentamos um requerimento que até hoje não foi respondido”, disse. 


Assista à transmissão da Tribuna Livre pelo canal da JFTV.

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade