“Esse projeto vem para conscientizar a população de Juiz de Fora sobre a importância do pré-natal. A gama de patologias que podemos prevenir no nascimento através do acompanhamento é enorme. Isso impacta diretamente no nascimento e na recuperação da gestante”. A afirmação foi feita pelo vereador Dr. Marcelo Condé (AVANTE) durante entrevista no Programa Em Pauta, da JFTV, no dia 21 de agosto. A proposta agora é lei e foi sancionada no dia 19 de julho.
A semana será realizada, todos os anos, na primeira semana do mês de agosto. A intenção é combater a desinformação e disseminar boas práticas relacionadas à gestação, parto e amamentação. Além disso, a iniciativa visa estimular a doação de leite materno. O vereador ressaltou que a gestação é um período determinante para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe. “Entretanto, ainda há desafios significativos a serem enfrentados, como a desinformação, a dificuldade de acesso a serviços de saúde qualificados e a carência de suporte para gestantes em situação de vulnerabilidade social”, disse.
Marcelo Condé ainda destacou outro projeto de lei, de sua autoria, sancionado pelo Executivo, no dia 17, sobre o serviço de telemedicina do Samu. “Muitas vezes esse atendimento pode esvaziar a fila de um hospital e até mesmo de uma UPA. O serviço também vai impactar em salvar vidas.”, argumentou.
Cidade Esponja
Dr. Marcelo Condé finalizou falando sobre outro projeto de lei, de sua autoria, também sancionado pelo Executivo para a implementação de política pública de Cidade Esponja. A ideia é reduzir os impactos das inundações urbanas, melhorar a qualidade ambiental, promover o uso sustentável da água da chuva e contribuir para a adaptação às mudanças climáticas. “Para nossa cidade instituir a localidades esponja vai trazer melhorias e fazer com que tenhamos um uso adequado e sustentável da água das chuvas.”