Publicada em: 20/08/2025 - 118 visualizações

Marcelo Condé propõe campanha de conscientização sobre a neuralgia do trigêmeo

Marcelo Condé propõe campanha de conscientização sobre a neuralgia do trigêmeo (20/08/2025 00:00:00)
  • Ações poderão acontecer anualmente em outubro a fim de combater o preconceito e promover empatia em relação às pessoas acometidas por essa condição
 

O vereador Marcelo Condé (AVANTE) apresentou na segunda-feira, 18, o Projeto de Lei  nº 280/2025, para criar a campanha de conscientização sobre a neuralgia do trigêmeo a ser celebrada na semana do dia 7 de outubro. 


A patologia afeta um nervo chamado trigêmeo, responsável por levar a sensibilidade do rosto até o cérebro. De acordo com a proposta, o intuito é informar e conscientizar a população sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento. A intenção é também combater o preconceito, promover empatia, fomentar ações educativas, palestras, eventos de saúde, rodas de conversa, depoimentos e campanhas junto às Unidades Básicas de Saúde, escolas e espaços públicos do município. 



Conforme o texto, o Poder Executivo poderá desenvolver ações de capacitação continuada de profissionais da atenção básica em saúde e médicos vinculados ao Sistema Único de Saúde, além de instituir parcerias com a Associação Neuralgia do Trigêmeo Brasil (ANTBR), com operacionalização em sistema próprio visando à organização, ao acompanhamento e à identificação dos portadores da condição em JF.


Na justificativa da proposição, Marcelo ressalta que “a neuralgia do trigêmeo é uma doença neurológica rara, dolorosa e frequentemente desconhecida, causando intenso sofrimento e dificuldades no diagnóstico e tratamento. Por isso, é essencial investir em campanhas de informação, educação e acolhimento, bem como na capacitação dos profissionais de saúde e na organização dos dados sobre os pacientes”.


O projeto segue para as Comissões Temáticas da Casa e, depois, será apreciado pelos parlamentares. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade