Publicada em: 04/08/2025 - 14 visualizações

Servidores da Câmara participam de Curso de Brigadistas

Servidores da Câmara participam de Curso de Brigadistas (04/08/2025 00:00:00)
  • Eles receberam também orientações de primeiros socorros em capacitação oferecida pelo Corpo de Bombeiros
 

 

Primeiros socorros e combate a princípio de incêndio foram os temas do treinamento realizado para servidores da Câmara Municipal de Juiz de Fora, na sede do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros. A capacitação aconteceu no dia 31 de julho e foi fruto de uma parceria entre o setor de Segurança do Trabalho e o Corpo de Bombeiros.

Yuri Fófano, servidor da Câmara, foi um dos participantes do curso. Para ele, a experiência foi extremamente enriquecedora. “É um aprendizado que eu vou levar para vida. Foi muito importante para aprender a manter a calma em um momento de emergência e conseguir ajudar quem precisa. Nós aprendemos sobre os tipos específicos de extintores, os tipos de fogo e como realizar uma massagem cardíaca por exemplo. É um curso muito rico e um preparo fundamental para nós servidores”, afirmou Yuri.

O responsável pelo treinamento foi o 3º Sargento Wender Ferreira da Silva, do Corpo de Bombeiros. Ele destacou que a manutenção de uma brigada de incêndio e primeiros socorros é uma exigência prevista pela Lei Estadual nº 14.130. “Os brigadistas são pessoas capacitadas em primeiros socorros e combate a princípio de incêndio além de abandono da área dentro da área estabelecida. Muitas das vezes a ação do brigadista ajuda a reduzir danos ao patrimônio e às pessoas”, explicou. 


Aline Bondi é técnica de segurança da Câmara e responsável por recrutar voluntários e organizar o curso. “Os brigadistas participam de forma voluntária para aprenderem a realizar os primeiros socorros e como agir durante um incêndio. É aberto a todos que têm interesse em aprender”, disse.


Primeira resposta

Os servidores receberam orientações teóricas pela manhã e participaram de atividades práticas à tarde. Entre os conteúdos abordados estavam os componentes químicos do fogo, as melhores formas de combate e o uso correto de cada tipo de extintor. No módulo prático, os participantes também aprenderam sobre avaliação inicial do paciente, identificação da gravidade da ocorrência e acionamento dos serviços de socorro. “Esse curso é de suma importância, não só para o servidor no seu dia-a-dia de trabalho, mas para sua vida pessoal, porque o que aprendem aqui pode ser usado em qualquer situação”, reforçou Wender. 


A capacitação atende à exigência legal de manter ao menos 24 brigadistas na Câmara Municipal de Juiz de Fora, preparados para atuar em benefício do público e dos próprios servidores. O curso é oferecido a cada dois anos. “O curso treina os servidores para estarem capacitados e preparados para agirem em situações de primeiros socorros e combate ao princípio de incêndio. Contribuindo para um ambiente mais seguro, os brigadistas levam os conhecimentos adquiridos para a vida”, finalizou Aline.


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade