Publicada em: 22/07/2025 - 90 visualizações
A partir de agora, os eventos de Carnaval, em Juiz de Fora, vão contar com pontos de apoio para combate ao assédio, abusos, discriminação e preconceito. Isto porque a Lei nº 15.155/25 foi sancionada pelo Executivo, no dia 22 de julho. A norma é de autoria da vereadora Kátia Franco (PSB). “Nas diversas festividades, os limites acabam dando margem para a ocorrência de abusos já recorrentes no cotidiano de nossa sociedade. Neste contexto há quem ultrapasse a barreira da festividade e são as mulheres as mais prejudicadas”, afirmou a vereadora.
A intenção é que as vítimas busquem informações e ajudem a identificar os agressores. Pela lei em vigor, cabe à Prefeitura definir onde serão instalados os pontos. A Administração Municipal também deverá treinar e uniformizar as equipes. “O assédio sexual é uma manifestação sensual ou sexual, sem o consentimento da pessoa a quem se dirige. Geralmente, são abordagens grosseiras, ofensas e propostas inadequadas que constrangem, humilham, ameaçam e amedrontam”, declarou a vereadora Kátia Franco.
A lei sancionada ainda prevê que a equipe poderá auxiliar a vítima a procurar a delegacia da Polícia Civil, assistência médica. E o agressor também pode ser identificado pelos agentes e levado até a polícia. “Atentas ao assunto e comprometidas com o combate à violência de gênero, a lei vem minimizar o assédio, os comportamentos abusivos, discriminatórios e preconceituosos recebidos pelas mulheres nos diversos eventos realizados em nosso município”, finalizou a parlamentar.
A norma abre ainda a possibilidade para a Administração Municipal realizar parceria com entidades privadas para garantir a instalação dos pontos.
Leia a íntegra da Lei nº 15.155.
Assessoria de Imprensa: 3313-4734
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade