Publicada em: 08/07/2025 - 22 visualizações

Câmara aprova Política Municipal de Estímulo e Desenvolvimento do Ecoturismo

Câmara aprova Política Municipal de Estímulo e Desenvolvimento do Ecoturismo (08/07/2025 00:00:00)
  • A proposta contempla a relevância do ecoturismo pelo desenvolvimento sustentável, preservação ambiental e valorização da cultura local
 

 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aprovou, na segunda-feira, dia 7, a instituição da Política  Municipal de Estímulo e Desenvolvimento do Ecoturismo, em Juiz de Fora. O Projeto de Lei nº 104/2025, do vereador Tiago Bonecão (PSD), pretende, por meio do turismo, promover o desenvolvimento econômico sem comprometer a preservação ambiental e fomentar e valorização da cultura local. “Juiz de Fora tem todas as condições de se tornar referência no turismo ecológico, desde que alinhe suas ações a um compromisso sério com a sustentabilidade, a inovação, o turismo responsável e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes”, afirmou. 


O estado de Minas Gerais é um dos maiores destinos turísticos do Brasil, atraindo visitantes de diferentes regiões e do exterior. O vereador justificou a proposta afirmando que o ecoturismo é uma alternativa sustentável para desenvolver o crescimento econômico na cidade. “Em Juiz de Fora, temos uma ampla rede de áreas naturais, como o Parque da Lajinha, o Jardim Botânico da UFJF, os Jardins do Museu Mariano Procópio, além de outros espaços de interesse ecológico relevantes. A implementação de políticas públicas que fomentem práticas de turismo sustentável é fundamental para garantir a conservação e manutenção desses espaços”, explicou.


O parlamentar finalizou destacando a importância de fomentar o turismo na cidade para o crescimento econômico. Segundo ele, o implemento dessa política pública pode gerar empregos e maior renda para a população local. “Especialmente nas áreas rurais, contribuindo para a diminuição da pobreza e a promoção da inclusão social. Além disso, contribui para o fortalecimento de arranjos produtivos locais (APL), como a agricultura familiar, o artesanato e o comércio, integrando a comunidade ao desenvolvimento econômico”, finalizou. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade