Publicada em: 02/07/2025 - 30 visualizações

Estudantes da E. E. Antônio Carlos e do CEI conhecem a Câmara Municipal

Estudantes da E. E. Antônio Carlos e do CEI conhecem a Câmara Municipal (02/07/2025 00:00:00)
  • Vinte e dois estudantes fizeram parte do grupo; a visita é parte do calendário do Câmara Mirim 2025
 

 

Giovanna Emanuelle tem 14 anos e conhecia os corredores da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Integrante do Câmara Mirim no ano passado, ela voltou à Casa nesta quarta-feira, 2, com um novo olhar. Para ela, “voltar à Câmara é muito bom. Está sendo muito interessante aprender mais sobre o Poder Legislativo. Sempre que a gente volta, tem um olhar diferente e aprende uma coisa nova”, conta a estudante, que destacou ainda as mudanças na legislatura e no Plenário desde sua última participação.

Giovanna estuda no Centro de Educação Interativa (CEI) e faz parte do grupo de 22 estudantes do 8º e 9º anos, que reuniu também alunos da Escola Estadual Antônio Carlos. Eles estiveram na sede do Legislativo como parte do Câmara Mirim 2025, através da iniciativa Conheça a Câmara. A visita, que marcou o encerramento do ciclo de visitas do Câmara Mirim deste ano, integra o calendário oficial do programa e faz parte das atividades de formação cidadã. 

Além de conhecerem espaços como o Plenário, o Palácio Barbosa Lima e o Anexo Ignácio Halfeld, os estudantes também foram recebidos em gabinetes de vereadores e aprenderam mais sobre o funcionamento da Casa. Gustavo Pessoa, de 13 anos, estuda na Escola Estadual Antônio Carlos e visitou a Câmara pela primeira vez. O estudante destaca que a visita foi uma oportunidade de fortalecer um interesse que ele já cultiva: “Eu gosto de política. Estar nesse espaço de debate e decisão foi muito legal. Eu saio daqui mais preparado. Essa visita contribuiu muito para o meu aprendizado e para o nosso debate neste ano”.

O professor Pedro Santos, da E. E. Antônio Carlos, acredita que o contato direto com a estrutura do Legislativo ajuda os alunos a se aproximarem da política. “Trazê-los aqui é uma forma de aumentar o interesse deles pela política, pela própria cidade e entender como que decisões que afetam a vida deles são tomadas”, avaliou. Além dele, Rafael Coutinho, coordenador do CEI, afirmou na ocasião que vir à Câmara reforça o valor da experiência concreta. Para ele, “estar aqui é talvez a melhor forma de apresentar a cidadania. O estudante do ensino fundamental trabalha muito com o concreto, então estar nesse espaço os ajuda a entender conceitos que ainda são abstratos, como democracia e governo”.

O grupo das duas escolas fechou o ciclo de visitas do Câmara Mirim 2025, mas o programa Conheça a Câmara segue com agenda aberta para outras instituições de ensino e outras entidades da sociedade ao longo do ano.

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade