Publicada em: 12/05/2025 - 40 visualizações

Câmara Municipal oferece serviços para pessoas em situação de rua

Câmara Municipal oferece serviços para pessoas em situação de rua (12/05/2025 00:00:00)
  • Essa é a primeira edição do Rua de Direitos em Juiz de Fora; projeto é desenvolvido em parceria com o TJMG
 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) participou nesta segunda-feira, 12, da primeira edição do projeto Rua de Direitos, uma iniciativa em parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O projeto aconteceu no parque Halfeld e visa atender as pessoas em situação de rua. Ele aproxima o Poder Público das camadas mais vulnerabilizadas e contribui para o resgate da cidadania por meio do atendimento direto. 


Os serviços da Câmara, como o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), o Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) e o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), foram oferecidos durante a ação. “A Câmara Municipal, em parceria com o TJMG, disponibilizou serviços de apoio à população de rua, como emissão de identidade, atendimento do CIAM e entidades parceiras, atendendo, recebendo e dando visibilidade à população, prestando serviços necessários para que todas as pessoas sejam assistidas”, citou o presidente da Câmara, vereador Zé Márcio-Garotinho (PDT), lembrando que a Câmara contribuiu para a emissão de carteira de identidade.


Parceria

As pessoas puderam também regularizar o CPF. A Verônica Jocasta da Silva viveu em situação de rua por dois anos. O marido, Rafael dos Santos, morou nas ruas de Juiz de Fora por 20 anos. Os dois recebem auxílio moradia e participaram do Rua de Direitos em busca de regularizar os documentos. Eles querem voltar para o mercado de trabalho. Aproveitaram também o almoço oferecido. “A gente ficou sabendo que ia acontecer pelo programa do auxílio moradia. Estava tudo muito bom. A comida estava boa. E agora vai dar tudo certo”, afirmou Verônica.  


As pessoas tiveram acesso também a serviços oferecidos pela Prefeitura por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), além de corte de cabelo e orientação jurídica. “Nós queremos aqui é sensibilizar a sociedade sobre a situação das pessoas que vivem na rua. Estamos estendendo as mãos a fim de mostrar que elas também têm direitos. E não estão sozinhas. Queremos, aqui, contribuir para o resgate da cidadania por meio do atendimento direto, aproximando o Poder Público de camadas mais vulnerabilizadas da sociedade”, afirmou o diretor do Fórum, dr. Paulo Tristão Machado Júnior. 


O vice-prefeito, Marcelo Detoni (PSB), destacou a importância do evento. “É necessário para que as pessoas tenham mais dignidade e segurança em sua vida”.



O evento também contou com a apresentação da orquestra do 10º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e a presença de  órgãos como a Polícia Civil, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros. 


A vereadora Letícia Delgado (PT) e o vereador Juraci Scheffer (PT) também estiveram presentes nesta manhã. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade