Publicada em: 09/05/2025 - 48 visualizações

Curso de Educação Financeira orienta pessoas em situação de rua na Unidade Habitacional Provisória

Curso de Educação Financeira orienta pessoas em situação de rua na Unidade Habitacional Provisória (09/05/2025 00:00:00)
  • Orientação foi direcionada a aprender a gerir recursos e sair de situação de vulnerabilidade
 

Pessoas em situação de rua que vivem na Unidade Habitacional Provisória Hotel Internacional participaram, nesta sexta-feira, 9 de maio, de um curso de educação financeira oferecido pelo Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal. A iniciativa buscou ajudar os assistidos, que recebem benefícios como o Bolsa Família ou auxílio moradia, a lidar melhor com o dinheiro e tentar romper o ciclo de vulnerabilidade social.

A ação foi motivada por uma demanda identificada pela equipe da unidade habitacional. Segundo a assistente social Joselaine Aparecida de Paula, muitos moradores enfrentam dificuldades de gestão financeira e acabam presos em situações que agravam sua vulnerabilidade. “A gente percebeu que muitos estavam endividados com empréstimos de juros abusivos, dívidas relacionadas ao uso de drogas e até vítimas de golpes porque buscaram dinheiro emprestado de forma desprotegida. A orientação foi fundamental para mostrar que é possível se organizar e sair dessa situação”, afirmou Joselaine.

Apesar de contarem com alimentação, estadia e roupas oferecidas na unidade, muitos assistidos não têm conseguido organizar sua vida financeira para dar os próximos passos rumo à autonomia. Por isso, o apoio técnico do Sedecon foi essencial. A coordenadora do Programa de Assistência aos Superendividados, Luciana Santos, conduziu a orientação e destacou a importância de ações educativas focadas nesse público. “É fundamental que eles aprendam a gerir os recursos que recebem, mesmo que sejam poucos. A educação financeira é um passo importante para planejar a saída da situação de vulnerabilidade e retomar a autonomia sobre a própria vida”, enfatizou.

A iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal com políticas públicas voltadas para a proteção e promoção de direitos das populações mais vulneráveis da cidade.


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade