Publicada em: 08/05/2025 - 33 visualizações

Dia de mobilização reforça direitos e protagonismo na Semana Municipal da Pessoa Idosa

Dia de mobilização reforça direitos e protagonismo na Semana Municipal da Pessoa Idosa (08/05/2025 00:00:00)
  • Ouvidoria da Pessoa Idosa também é implantada em Juiz de Fora, depois de discussão com a comissão e projeto de lei aprovado
 

 

Ações educativas, culturais e institucionais marcaram o segundo dia da Semana Municipal da Pessoa Idosa na Câmara Municipal de Juiz de Fora nesta quinta-feira, 8. As atividades, promovidas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, se estenderam ao longo de todo o dia, dando destaque para os direitos e para o protagonismo das pessoas idosas do município.

Blitz educativa leva informação ao público no Parque Halfeld

Na parte da manhã, o Procon e a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) estiveram em uma tenda na porta da Câmara atendendo a população que passava pelo Parque Halfeld. O Procon ofereceu orientações diversas sobre direitos do consumidor, e a SMU distribuiu material sobre segurança no trânsito. A vereadora Letícia Delgado (PT) lembrou que a ideia é levar a informação a quem precisa. “A importância da atividade é informar, conscientizar sobre direitos e serviços que podem, de forma direta ou indireta, beneficiar os idosos”, salientando ainda que “a nossa ideia aqui é trazer informação, que a gente entende que é uma arma superpoderosa”.

Pessoas Idosas na Dança da Vida: projeto promove teatro e arte como instrumentos de protagonismo e inclusão

Na tarde desta quinta, a Câmara Municipal recebeu o evento de lançamento do projeto desenvolvido em parceria entre a UFJF e o Procon, que propõe o uso do teatro e da arte como ferramentas para promover o protagonismo da pessoa idosa e discutir as suas necessidades. O projeto, composto por apresentações e outras atividades desenvolvidas ao longo do ano em várias localidades de Juiz de Fora, tem a estreia do espetáculo “Dança da Vida” marcada para o dia 1º de outubro, às 18h, no Cine-Theatro Central. “Esse projeto está mostrando justamente que o idoso ainda tem desejos, sonhos e vontades. Pra mim, é maravilhoso. Aos 63 anos de idade, estou realizando esse sonho pra mostrar que o idoso tem vontades, sonhos e desejos”, afirmou a atriz Gladys Hypolito. Durante o evento, o diretor do espetáculo, Tiê Fontoura, também reforçou a importância do projeto como uma forma de combater o etarismo e mostrar como a arte pode ser um espaço de reinvenção na maturidade.

Ouvidoria Especial de Proteção à Pessoa Idosa é lançada

Após debate e iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, nesta tarde, o mais novo instrumento de cuidado com as pessoas idosas na cidade. A iniciativa também atende a uma lei de autoria do vereador Julinho Rossignoli (PP). A nova ouvidoria poderá ser acessada pela plataforma eOuve, do Executivo, ou presencialmente no prédio-sede da PJF, na Av. Brasil, 2001. “A ouvidoria vem dar a voz a todos aqueles que querem e devem reclamar os seus direitos, este instrumento vai trabalhar para a reorientação das políticas públicas urbanas, para que elas contemplem essa nova realidade", explicou a prefeita Margarida Salomão (PT). O presidente da comissão, vereador Julinho Rossignoli, destacou a plataforma como uma ferramenta para dar voz aos idosos. “São demandas em várias áreas e vamos oferecer a possibilidade para que acalmem as suas dificuldades. É um grande avanço para a cidade”, apontou.

Coral de pessoas idosas encanta na escadaria da Câmara

As vozes do grupo Juiz de Fora em Serenata fecharam a tarde de eventos nos degraus da Casa Legislativa. No repertório, estavam clássicos da música brasileira, como “O Xote das Meninas”, de Elba Ramalho, e “Retalhos de Cetim”, de Benito de Paula, além de uma canção autoral que leva o mesmo nome do coral: Juiz de Fora em Serenata. A coordenadora do evento, Marilda Amorim, destacou a importância de iniciativas como essa. “Toda oportunidade que a gente tem de estar junto, pra gente é maravilhoso. A iniciativa da Câmara é excelente”, classifica.

Programação segue nesta sexta-feira, 9

  • 8h30 - Atividade física, com Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI)Em frente à Câmara Municipal, no Parque Halfeld 

  • 9h - Ação do CRAS no Parque Halfeld 

  • 9h30 - Café de acolhimento, no Salão Nobre 

  • 9h30 - Orientações com Procon, no Parque Halfeld

  • 9h - Orientações com o CREAS - Norte
    Orientações com o CRAS - várias unidades
    Parque Halfeld 

  • 9h - Atendimento de saúde com equipe multidisciplinar do UniAcademia, no Parque Halfeld 

  • 9h - Exposição fotográfica
    Arteterapia Intergeracional
    Casa da Mulher
    CRAS - SAS
    Serviço de Saúde do Idoso, UBS, SEL e parceiros
    Parque Halfeld 

  • 9h - Acolhimento e orientação - Casa da Mulher e Secretaria Especial da Mulher
    Parque Halfeld 

  • 9h - Acolhimento e escuta da pessoa idosa
    Voz e violão: memória afetiva, com Memória Viva (SEDH)
    Em frente à Câmara Municipal, no Parque Halfeld 

  • 15h30 - Coral - Grupo Musical da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos
    Escadaria da Câmara Municipal

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade