Publicada em: 30/04/2025 - 299 visualizações

Comissão de Urbanismo e moradores do Jardim Esperança buscam solução para alagamentos no bairro

Comissão de Urbanismo e moradores do Jardim Esperança buscam solução para alagamentos no bairro (30/04/2025 00:00:00)
  • Além de membros da comissão, outros vereadores participaram da discussão que contou com representantes da PJF
 

 

A Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal recebeu moradores do Bairro Jardim Esperança. É porque eles estão preocupados com a estrutura hidroviária do lugar, e acreditam que a situação pode ser agravada pelas obras de um novo loteamento. A reunião, presidida pelo vereador Tiago Bonecão (PSD), aconteceu nesta terça-feira, dia 29 de abril, e contou também com a presença de representantes da Prefeitura.  


Tiago abriu as discussões com a exibição de um vídeo com diversas imagens de alagamentos em anos distintos. “Trouxe esse vídeo com imagens de muitos anos para mostrar que não é algo pontual e raro”. Ele lembrou ainda que houve a promessa da PJF de obras no local e a negativa da PJF de incluir o Bairro Jardim Esperança nas obras de drenagem projetadas para os Bairros Santa Luzia, Industrial e Mariano Procópio. 


Sobre a promessa, Juliana Avelino Damasceno, moradora há 40 anos do bairro, contou que entrou em contato com a Administração Municipal em 2022. E, na época, havia sido prometida uma obra para evitar o problema.  “Minha mãe tem sofá de cimento, quase não tem móvel em casa por causa dos constantes alagamentos”. Ela exigiu ainda que seja mostrado o documento de impacto ambiental do documento, uma vez que a liberação do loteamento é antiga. 


Os vereadores presentes levantaram questionamentos ao projeto do loteamento aprovado. Em respostas às dúvidas dos moradores e parlamentares, o secretário de Governo, Ronaldo Pinto, esclareceu que o projeto técnico do loteamento contou com pareceres de engenheiros e arquitetos responsáveis e que o loteador cumpre  as diretrizes legais. Foram reforçados estudos em andamento com o loteador. Eles apontaram algumas obras de prevenção, tais como: limpeza do córrego em 2023 e 2024 com melhoria da vazão das águas, estudos de impactos climáticos e da capacidade hídrica não só do bairro, como de todo o município.

 

Além do vereador Tiago Bonecão, estiveram presentes o presidente da Casa, Zé Márcio-Garotinho (PDT), e os vereadores Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO), André Mariano (PL), Cida Oliveira (PT), Fiote (PDT), João do Joaninho (PSB), João Wagner Antoniol (MDB), Marlon Siqueira (MDB), Negro Bússola (PV), Roberta Lopes (PL) e Sargento Mello Casal (PL).  


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade