Publicada em: 23/04/2025 - 381 visualizações

Ao Vivo - Laiz Perrut comenta primeiros cem dias de mandato e Política Municipal de Cuidados

Ao Vivo - Laiz Perrut comenta primeiros cem dias de mandato e Política Municipal de Cuidados (23/04/2025 00:00:00)
  • Vereadora propõe também a criação de uma Comissão Especial para acompanhar de perto a piora no quadro geral de saúde da população da região de Igrejinha
 

A vereadora Laiz Perrut (PT) comentou suas propostas nos primeiros cem dias de mandato, entre elas a Política Municipal de Cuidados, um conjunto de iniciativas que oferecem suporte às pessoas que exercem o trabalho de cuidar, principalmente dos extremos da vida: de crianças pequenas e de idosos em idade avançada. O assunto foi tema de entrevista ao vivo para a JFTV na tarde de quarta-feira, 23. 


Laiz explicou que a proposta da Política Municipal de Cuidados é voltar o olhar para as pessoas que cuidam, “que normalmente são as mulheres, então a gente precisa falar disso: as mulheres estão trabalhando fora de casa, em casa, estão trabalhando sem remuneração, e estão ficando exaustas”, destacando que existe a Política Nacional de Cuidados e o Ministério das Mulheres, junto com o Ministério de Desenvolvimento Social, tem incentivado que as Câmaras discutam e implementem a nível local.


A vereadora comentou também outros dois projetos de lei elaborados em conjunto com a bancada do Partido dos Trabalhadores, que visam inserir no Calendário Oficial do Município o Dia da Democracia e o Dia da Liberdade Religiosa. “A gente precisa que as mais diversas religiões vivam e convivam na paz e na harmonia”, comentou.


Além desses temas, Laiz falou sobre a situação dos moradores de Igrejinha e adjacências, que vêm denunciando doenças de pele e respiratória. Eles atribuem o problema à contaminação provocada pela empresa mineradora Nexa. “A gente tem visto furúnculo, doenças respiratórias, câncer, e estamos identificando que isso tudo é muito por conta dos metais pesados que são beneficiados lá e, além disso, alguns problemas trabalhistas também”. A vereadora informou sobre a criação de uma Comissão Especial para que a Câmara possa acompanhar a situação de perto.

 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade