Publicada em: 16/04/2025 - 246 visualizações

PJ aborda patrimônios culturais em Encontro Municipal

PJ aborda patrimônios culturais em Encontro Municipal (16/04/2025 00:00:00)
  • As palestras tiveram o objetivo de preparar os estudantes para as próximas discussões
 

Em preparação para a Plenária Municipal, os estudantes do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 participaram, nesta quarta-feira, 16, do primeiro Encontro Municipal desta edição. O encontro aconteceu no Fórum da Cultura e contou com palestras sobre patrimônios históricos e seus legados culturais, ministrada pelo professor e pesquisador da UFJF Marcos Olender e pela professora Luciane Monteiro, diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF. Houve ainda uma visita guiada pelo espaço.

A explanação teve como guia o tema “Juventude e direitos culturais”, que será debatido pelos estudantes ao longo do ano no PJ Minas 2025. Durante a apresentação, Olender destacou a importância do patrimônio como expressão da identidade coletiva. “Quando a gente fala em patrimônio cultural, a gente está falando da nossa vida e história. Patrimônio cultural é tudo aquilo que identifica cada um de nós”. Em sua fala, o professor ainda reforçou o vínculo entre cidadania e pertencimento. “A gente só é cidadão quando passa a se identificar com onde mora. Então, é fundamental preservar aquilo que é a nossa cultura”, explicou.

O encontro contou com a participação do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF, representado por sua diretora, Luciane Monteiro. Na ocasião, foi exibido um documentário sobre os povos indígenas, seguido de uma apresentação sobre o legado das culturas indígenas e afro-brasileiras. “Esses povos deixaram um grande legado da cultura nacional”, destacou Luciane.

Visita guiada

Após a palestra, os jovens realizaram uma visita guiada pelo prédio histórico, conduzida por diretores do Fórum, professores e bolsistas da UFJF. Durante a visita, os participantes conheceram o Museu de Cultura Popular, que abriga mais de 3 mil peças. Na ocasião, os estudantes puderam conhecer a exposição do Fórum nesse mês de abril: obras sobre a arte dos povos indígenas. Além disso, os jovens também conheceram a Galeria de Arte, que atualmente exibe a mostra “As Vidas da Natureza Morta”, com obras de artistas locais em diversos segmentos. 

Os alunos selecionados pelas cinco escolas que compõem o grupo de instituições do PJ 2025 participaram do encontro. João Victor Coelho, estudante da Escola Estadual Antônio Carlos, classificou o encontro como uma oportunidade de reconexão com a cultura local. “Acho que é algo muito importante, porque hoje em dia nossa geração está muito longe da cultura. A arte é algo essencial. Trazer professores e pesquisadores aqui pro Fórum da Cultura, onde a gente pode também ver a cultura da nossa cidade, é fundamental”, afirmou ele. Além dessa escola, participam do PJ 2025 a E. E. Duarte de Abreu, a E.E. Professor José Freire, o Colégio Politécnico Pio XII e o Colégio Santa Catarina.

Próximos passos

Os estudantes do Parlamento Jovem seguem agora com os grupos de trabalho nas escolas, elaborando propostas que serão debatidas e votadas durante a Plenária Municipal, prevista ainda para o primeiro semestre.

Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade