A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) completa 172 anos de história, no próximo dia 7 de abril. Para celebrar a data, uma programação especial será realizada ao longo do mês, incluindo eventos culturais, homenagens e iniciativas voltadas à preservação da memória do Legislativo Municipal. As comemorações começam no dia 4 de abril e se estendem até o dia 29, reunindo servidores, vereadores e a população da cidade.
Memória preservada
Dentro das ações comemorativas, a Câmara também avança na preservação de sua memória. As atas das Reuniões Ordinárias e Extraordinárias de janeiro de 1950 a dezembro de 2002 foram digitalizadas em altíssima resolução. São mais de 21 mil páginas manuscritas que agora estão preservadas e com acesso ao público.
Além disso, o acervo de livros reeditados e digitalizados da Câmara será ampliado com a inclusão de mais títulos. O Ruas de Juiz de Fora, editado pela Funalfa, Aspectos da Vida Rural de JF, de José Procópio Filho, são os novos volumes. A obra História de Juiz de Fora, de Paulino Oliveira, também foi atualizada.
O presidente da Câmara, vereador Zé Márcio-Garotinho (PDT), destaca que o resgate histórico e a preservação da memória são importantes para levar à população uma história que é do município. "A Câmara Municipal é uma das instituições mais antigas de Juiz de Fora e tem papel fundamental na vida de cada cidadão. Todas as regras que norteiam o cotidiano dos juiz-foranos passam por aqui. Preservar a memória do Legislativo é garantir que nossa história continue sendo contada e respeitada pelas futuras gerações".
Uma história de compromisso com a cidade
A história da Câmara Municipal de Juiz de Fora teve início em 7 de abril de 1853, com a posse dos sete primeiros vereadores eleitos. Três anos depois, com a elevação da Vila de Santo Antônio do Paraibuna à categoria de cidade, o número de parlamentares aumentou para nove. Inicialmente, a sede do Legislativo funcionava em um prédio na esquina da atual Avenida Rio Branco com a Rua Halfeld, compartilhado com a Cadeia Pública.
Ao longo dos anos, a instituição passou por diversas transformações, incluindo a dissolução em 1890 pelo delegado provisório de Minas Gerais, José Cesário de Faria, e a substituição pelo Conselho de Intendência. Apenas em 1902, com a reorganização dos municípios mineiros, a Câmara voltou a ter representantes eleitos. Em 1930, com a Revolução, Juiz de Fora passou a ser administrada por prefeitos nomeados, e somente com o fim da Era Vargas, em 1947, a população voltou a escolher seus vereadores e prefeitos por meio do voto direto.
Com 172 anos de existência, a Câmara Municipal de Juiz de Fora segue desempenhando um papel fundamental na construção e no desenvolvimento político da cidade.
As comemorações reforçam o compromisso da instituição com a história, a cultura e a população juiz-forana. Leia a programação.
Eventos comemorativos
04 de abril
Evento: Grande Baile da Cidade com a Banda Sinfônica Tenente Januário
Hora: 18h
Local: Porta da Câmara
09 de abril
Evento: Lançamento de projetos e da placa Trilhas da Liberdade
Hora: 9h
Local: Câmara Municipal
11 de abril
Evento: Show "Beatles Forever"
Hora: 18h
Local: Porta da Câmara
24 de abril
Evento: Entrega da Medalha Tiradentes – Homenagem a pessoas que se destacaram pela segurança da cidade
Hora: 19h30
Local: Plenário da Câmara
29 de abril
Evento: Mérito Legislativo – Homenagem a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento político e econômico da cidade
Hora: 19h30
Local: Plenário da Câmara
Assessoria de Imprensa: 3313-4734