Juiz de Fora poderá ter sinais sonoros em semáforos para orientar deficientes visuais
O vereador Rodrigo Mattos (PSDB) está preocupado com a garantia fundamental dos direitos dos deficientes que, segundo ele, há muito tempo vêm sendo negligenciados e esquecidos pelas autoridades no país. Por isso, ele apresentou projeto de lei na Câmara obrigando a instalação de sinal sonoro nos semáforos dos principais cruzamentos da cidade: avenidas Independência com Rio Branco; rua Halfeld com as avenidas Rio Branco e Getúlio Vargas e rua Floriano Peixoto com Getúlio Vargas.
Caberá ao Executivo informar à população, através de campanhas específicas, sobre a importância e o funcionamento do dispositivo. A Prefeitura fica autorizada a abrir, no seu exercício financeiro, crédito especial para cobrir eventuais despesas com a instalação dos sinais sonoros.
Rodrigo Mattos defende que o sinal sonoro é um meio simples de solucionar um problema grave. O direito de ir e vir, garantido constitucionalmente para todos, se torna uma tarefa árdua aos cegos, deixando de ser faculdade intuitiva, quando há necessidade de atravessar uma rua. Isso representa alto risco de vida, afirma.
O vereador afirma esperar que os deficientes visuais possam transitar pelas ruas da cidade sem medo e sem a constrangedora sujeição à boa vontade das outras pessoas. O projeto já foi aprovado nas Comissões Técnicas da Câmara e aguarda votação em plenário.
|