Publicada em: 27/02/2025 - 603 visualizações
A Câmara Municipal de Juiz de Fora realizou, na quinta-feira (27), uma Audiência Pública para debater a qualidade da merenda escolar na rede pública. O encontro foi solicitado pelo vereador Sargento Mello Casal (PL), que visitou as cozinhas das escolas após receber denúncias de familiares sobre a falta de itens essenciais no cardápio.
“É uma covardia deixar uma criança carente comer apenas feijão puro”, criticou o vereador. Ele também questionou a demora nas licitações e a falta de contratação emergencial para suprir os alimentos em falta. "Se foi possível comprar leite em pó de forma emergencial, por que não os outros itens?", indagou.
O parlamentar cobrou da Prefeitura uma garantia de que esse problema não voltará a acontecer. "Parece que os itens estão chegando, mas o que queremos é evitar um novo desabastecimento".
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Fabíola Paulino, afirmou que as escolas já estão abastecidas e que os cardápios seguem normas federais.
Conselho aponta problemas na merenda
Durante a Audiência, a presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), Denise Gama, relatou problemas graves encontrados nas vistorias. "Temos visto alimentos com bichos, vencidos, mal armazenados e cozinhas sujas", denunciou. Ela também alertou para a desorganização das escolas. "Encontramos funcionárias que não sabem ler. Como vão conferir se os alimentos recebidos estão corretos?".
Moradores se manifestam
Moradores de Juiz de Fora participaram do debate e expressaram preocupação com a situação. "O que estamos vendo é assustador. Isso está longe do que esperamos da Prefeitura", disse Ângelo Cabral. Já Natália Paletta destacou a importância da merenda de qualidade para o desempenho escolar dos alunos, o que impacta diretamente a posição da cidade em rankings como o Ideb.
Contratação de professores
O secretário de Recursos Humanos, Mateus Giacometti, informou que, neste ano, foram contratados 2.532 professores temporários, além de 83 coordenadores pedagógicos. Entre os professores, 1.037 são de apoio a crianças com deficiência e 70 atuam na área de linguagem. O suporte para alunos com deficiência ocorre mediante laudo da Secretaria de Educação.
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade