Publicada em: 24/02/2025 - 501 visualizações

Câmara Municipal discute risco e impacto de desastres naturais nesta terça-feira

Câmara Municipal discute risco e impacto de desastres naturais nesta terça-feira (24/02/2025 00:00:00)
  • Encontro traz diretora do Cemadem, ex-secretária de obras de Petrópolis e coordenadores da Defesa Civil de Juiz de Fora e cidade fluminense
 

Amanhã (25), a partir das 14h, acontece no Plenário da Câmara Municipal o evento Câmara Debate: os desafios e impactos dos desastres naturais em Juiz de Fora. Promovido pelas Comissões de Meio Ambiente e de Urbanismo,  vai ter como participantes a diretora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Regina Alvalá; o subsecretário de Defesa Civil de Juiz de Fora, Luís Fernando Martins; a arquiteta e ex-secretária de Obras de Petrópolis, Vyrna Jácomo; e a coordenadora de Defesa Civil de Petrópolis, Caroline Dutra. 

O encontro vai discutir os impactos e riscos dos desastres naturais na cidade, que ocupa o quinto lugar no ranking nacional de ocorrências em 2024, segundo o Cemaden. Dados de monitoramento de 1.133 municípios indicam que ano passado, em Juiz de Fora foram registrados 22 incidentes e 32 alertas de risco.

Serão abordadas as estratégias de prevenção, gestão de crises e soluções urbanísticas para mitigar os impactos dos desastres. Vyrna Jácomo compartilhará sua experiência na reconstrução de Petrópolis após as chuvas de 2022. Regina Alvalá apresentará dados e estudos sobre monitoramento e alerta de riscos climáticos.

Aberto ao público, o debate é destinado a gestores, pesquisadores, profissionais da Defesa Civil e moradores interessados no tema. As inscrições serão feitas no local, com certificação emitida pela Escola do Legislativo de Juiz de Fora. O evento também será transmitido ao vivo pela JFTV, no canal 35,1 e também pelo youtube.

Assessoria de Imprensa - (32) 3313-4734


 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade