Publicada em: 24/02/2025 - 479 visualizações

Roberta Lopes apresenta projeto que proíbe tratamento para mudança de gênero por menores de 18 anos

Roberta Lopes apresenta projeto que proíbe tratamento para mudança de gênero por menores de 18 anos (24/02/2025 00:00:00)
  • O projeto de lei libera tratamento para anomalias sexuais cromossômicas devidamente diagnosticadas
 

A vereadora Roberta Lopes (PL), apresentou à Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) o Projeto de Lei n° 36/2025. Se a proposta for aprovada, fica proibido, no município, a realização ou custeio de tratamento ou cirurgia para a mudança de gênero em menores de 18 anos.

 

A vereadora defende que o projeto é para garantir que crianças e adolescentes tenham o direito de alcançar a maioridade antes de tomar decisões de caráter irreversível sobre seus corpos. “Os tratamentos hormonais podem causar impactos duradouros ou até mesmo permanentes. Entre os efeitos colaterais estão: redução de densidade óssea, aumento do risco de osteoporose e fraturas, maior risco de doenças cardiovasculares, entre outros,” enumera Roberta Lopes.

 

Exceção

 

A proposta garante que essas questões não se aplicam aos tratamentos de doenças, síndromes e condições especiais de saúde ocasionadas por anomalias sexuais cromossômicas devidamente diagnosticadas.

 

Leia o Projeto de Lei n° 36/2025

 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade