Publicada em: 19/02/2025 - 402 visualizações

Ao Vivo - Marlon Siqueira fala sobre passe livre aos estudantes e Radar Mais Transparente

Ao Vivo - Marlon Siqueira fala sobre passe livre aos estudantes e Radar Mais Transparente (19/02/2025 00:00:00)
  • Mensagem do Executivo tramita na Casa e propõe passe livre aos estudantes das redes municipal, estadual e federal
 

Durante entrevista ao vivo, na JFTV Câmara, no dia 19 de fevereiro, o vereador Marlon Siqueira (MDB) falou sobre a tramitação do projeto que visa definir passe livre para os alunos da rede pública de ensino em Juiz de Fora. A Mensagem nº 4681/2025 é proposta pelo Executivo, e chegou à Casa Legislativa no dia 14 de fevereiro. Está em tramitação na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, da qual Marlon é membro. “Dos 80.500 alunos inscritos na rede pública, seja municipal, estadual ou federal, 16,77% utilizam de transporte público urbano para se locomover até as escolas”, considerou Marlon.

O vereador informou que a Comissão de Finanças está analisando o impacto financeiro do passe livre. Isso porque a expectativa é que, com o transporte gratuito para estudantes, a demanda pelos ônibus urbanos deve aumentar.

O vereador antecipou que o projeto deve ser aprovado por unanimidade. “O mérito da lei é indiscutível, mas a gente tem que ter uma análise com muita tranquilidade, e com calma, porque não existe almoço grátis, essa conta alguém irá pagar, então a gente não pode [deixar] faltar recursos para as questões de infraestrutura em função de um planejamento em que pode vir a ocorrer um erro”, lembrando que “o dinheiro é um só, a pizza é única, então se vai para um setor uma fatia maior, o outro vai ficar com uma fatia menor”, ponderou.  

 
Radar Mais Transparente
 
Marlon é autor de um projeto de lei que previa a realização de Audiências Públicas na Câmara antes da instalação de novos radares nas ruas da cidade. O texto foi aprovado pelos vereadores, porém recebeu veto total do Executivo.
 
O vereador explicou que a proposta tratava de questões de trânsito e, somente por isso, a iniciativa do projeto de lei deveria ser da Prefeitura. Marlon anunciou na entrevista que está em negociação com o Executivo para elaborar um novo projeto de lei que atenda à demanda da população de Juiz de Fora por mais transparência nos radares de velocidade. “Foi uma sugestão nossa também a instalação de lombadas eletrônicas em vez de radar, mostrando a velocidade instantaneamente, já que o radar não está ali pra multar, na verdade ele é um redutor de velocidade”, finalizou.
 
Assessoria de Imprensa: 3313-4734
 
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade