Publicada em: 20/01/2025 - 443 visualizações

Tiago Bonecão propõe criação de programa de capacitação para carnavalescos em Juiz de Fora

Tiago Bonecão propõe criação de programa de capacitação para carnavalescos em Juiz de Fora (20/01/2025 00:00:00)
  • O programa inclui capacitação para elaboração de projetos, captação de recursos, produção e logística, responsabilidade ambiental, segurança, entre outros
 

O vereador Tiago Bonecão (PSD) apresentou um projeto de lei propondo a criação do Programa de Capacitação Permanente das Agremiações Carnavalescas em Juiz de Fora. O objetivo é promover a qualificação contínua dos membros dessas agremiações, com fortalecimento cultural, organizacional e econômico do Carnaval local. O Projeto de Lei nº  27/2025 foi apresentado à Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) na 8ª Reunião Ordinária do mês de janeiro, na segunda-feira, 13, e está em tramitação nas Comissões Permanentes antes de ir a Plenário.

O programa poderá oferecer cursos e workshops sobre temas relevantes para a gestão e desenvolvimento dos blocos carnavalescos, incluindo elaboração de projetos culturais e coleta de recursos, produção e logística de eventos; marketing e divulgação; sustentabilidade e responsabilidade ambiental; segurança e primeiros socorros; inclusão social e acessibilidade. A ideia é estimular a profissionalização dos membros dos blocos, contribuindo para a geração de emprego e renda no setor cultural. O texto elenca a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) como possível coordenadora do programa, em parceria com outras secretarias e órgãos municipais, além de instituições públicas e privadas que poderão firmar parcerias e convênios com o Executivo, que vai definir diretrizes e cronograma. 

O vereador autor do projeto argumenta que o Carnaval de Juiz de Fora é uma das maiores e mais significativas manifestações culturais do município, reunindo milhares de foliões, turistas e moradores em um evento que celebra a diversidade, a alegria e as tradições populares. “Além de ser um momento de confraternização, o carnaval impulsiona a economia local, gerando empregos temporários, movimentando o comércio, a rede de hotéis, a gastronomia e diversos outros setores. As escolas de samba e os blocos carnavalescos desempenham um papel central nessa festividade, sendo os verdadeiros protagonistas da folia de rua”, salientando também que, para que o Carnaval continue crescendo de forma organizada, segura e sustentável, é essencial investir na qualificação contínua dos membros e organizadores dos blocos. 

Bonecão traz como exemplo a cidade de Magé (RJ), onde a capacitação dos responsáveis pelos blocos resultou em maior profissionalização e acesso a editais de incentivo, demonstrando que esse tipo de iniciativa tem impactos positivos diretos na qualidade dos eventos e na estruturação das agremiações. “Da mesma forma, em Belo Horizonte, foi sancionada a lei que cria o Programa de Proteção, Incentivo e Valorização dos Blocos Caricatos, garantindo o valor histórico e cultural desses grupos e garantindo apoio institucional, logístico e financeiro da Prefeitura de Belo Horizonte”, finalizou. 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade