Publicada em: 19/12/2024 - 902 visualizações
O vereador Marlon Siqueira (MDB) apresentou para discussão na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) um projeto de lei que propõe instalar um dispositivo luminoso com luz intermitente indicando a existência de radares de velocidade em todos os locais onde forem instalados os equipamentos. O texto prevê também que a ausência de sinalização luminosa implicará em nulidade da multa por excesso de velocidade. O PL nº 164/2024 está em tramitação nas Comissões Permanentes antes de passar por deliberações no Plenário.
O autor do PL, vereador Marlon Siqueira (MDB), defende que a instalação do sinal luminoso é uma estratégia essencial para aumentar a segurança no trânsito. Na justificativa do texto, o parlamentar trouxe dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), mostrando que cerca de 90% dos acidentes de trânsito são causados por comportamento imprudente dos motoristas, muitas vezes associado ao excesso de velocidade, e que a sinalização visível e adequada pode reduzir em até 30% os acidentes em áreas monitoradas por radares.
“Um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou que, em cidades que implementaram sinalização de radares com luzes intermitentes, a taxa de infrações relacionadas à velocidade diminuiu em até 40%”, argumenta Marlon, destacando também que o aumento no cumprimento das leis não só alivia a carga sobre o sistema Judiciário, mas também proporciona recursos financeiros que podem ser reinvestidos em educação no trânsito e melhorias na infraestrutura viária, criando um ciclo virtuoso de segurança.
Assessoria de Imprensa: 3313-4734
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade