Publicada em: 05/12/2024 - 327 visualizações

Legislativo condecora nove personalidades com a Medalha Pedro Nava 2024

Legislativo condecora nove personalidades com a Medalha Pedro Nava 2024 (05/12/2024 00:00:00)
  • A homenagem celebra pessoas nas categorias de produção literária, recuperação da memória e fomento à leitura; solenidade foi transmitida ao vivo pela JFTV Câmara, canal 35.1
 



A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) entregou na noite desta quarta-feira, 4, a Medalha Pedro Nava 2024, em tributo ao escritor juiz-forano. Nove personalidades se destacaram no cenário da produção literária, da recuperação da memória e do fomento à leitura tiveram suas trajetórias reconhecidas. A solenidade aconteceu no Plenário da Casa e pode ser assistida pelo canal da JFTV no YouTube.


Na condução da cerimônia, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Zé Márcio Garotinho (PDT), cedeu a fala dirigida aos agraciados à vereadora e presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, Cida Oliveira (PT), que discursou ressaltando os méritos e trabalhos de Pedro Nava e a importância da obra do memorialista para Juiz de Fora. “Pedro era reconhecido como o múltiplo [...]. Sua produção literária foi tardia. Aos 68 anos começou a escrever suas memórias, que retratam com muita clareza todas as épocas de sua vida e considerado o mais importante memorialista em língua portuguesa”. 


A presidente da Academia Juiz-Forana de Letras e homenageada, Cecy Barbosa Campos, reforçou o valor da memória para a recuperação do passado e o aprimoramento do futuro. “Pedro Nava é o juiz-forano que ultrapassou as fronteiras de Minas Gerais e deixou seu nome cravado em todo país e no exterior [...]. Os sete volumes que compõem a sua obra ocupam uma posição de destaque na literatura e oferecem uma visão da sociedade com a utilização de fatos históricos amenizados pelo saber ficcional que dá às suas narrativas”. 


A comissão que escolhe os agraciados é formada por representantes do Conselho do Mérito, composto pela Câmara Municipal, Faculdade de Letras da UFJF, Conselho Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e Academia Juiz-forana de Letras.


Conheça todos os agraciados de 2024:


Ana Virgínia da Silva

Cecy Barbosa Campos

João Batista Picinini Teixeira

Jorge Lenzi

Juliana James

Mercedes Marcilese

Prisca Rita Agustoni de Almeida Pereira

Renan Ribeiro Ferreira

Rosângela Xavier Rossi


Pedro Nava


Escritor e memorialista, nasceu em Juiz de Fora em 5 de junho de 1903. Foi com a publicação de Baú de Ossos, editado em 1970, que a crítica brasileira passou a considerar Pedro Nava como um dos mais significativos acontecimentos da literatura brasileira e um marco na memorialística. Além de uma homenagem ao juiz-forano, a Medalha Pedro Nava amplia em Juiz de Fora a perspectiva para a transformação do mundo por meio da arte literária e foi criada na CMJF por meio da Resolução 1.330/2019.


Assessoria de Imprensa: 3313-4734 


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade