Publicada em: 14/11/2024 - 474 visualizações

Câmara recebe aposentados e ativos da Cemig em Audiência Pública sobre a situação da empresa

Câmara recebe aposentados e ativos da Cemig em Audiência Pública sobre a situação da empresa (14/11/2024 00:00:00)
  • A Audiência Pública atendeu a um requerimento do vereador Maurício Delgado (REDE)
 


A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) recebeu os aposentados e empregados ativos da Cemig em uma Audiência Pública (AP) nesta quinta-feira, 14. O objetivo do encontro foi discutir, com sindicatos e representantes da empresa, a situação dos imóveis sediados Juiz de Fora e as condições laborais dos colaboradores ativos e aposentados - como na manutenção das coberturas do plano de saúde corporativo. 


A AP foi marcada após um Requerimento do vereador Maurício Delgado (REDE). “O ponto principal era sobre a quantidade de imóveis e bens que a Cemig tinha em Juiz de Fora, mas estão sendo vendidos em uma velocidade galopante”, destacou, lembrando também que não se sabe se o “Castelinho da Cemig”, conhecido edifício da empresa na Rua Espírito Santo, foi leiloado ou não. Segundo o vereador, não há transparência nas alienações que a empresa vem fazendo. 


Na fala dos presentes, reclamações sobre o plano de saúde da empresa. O conselheiro do Cemig Saúde, Wilcks Campos Filho, resumiu o sentimento dos aposentados.  “Falamos de trabalhadores que se dedicaram 35 anos, por diversas vezes desempenhando tarefas em condições insalubres, no sol, na chuva, de madrugada, com um imenso respeito que tínhamos pelos consumidores”. Segundo Wilcks, no próximo dia 18 será julgado um processo em Brasília, no qual está em discussão se será cancelada a renovação automática do plano de saúde. 


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Energia Elétrica de Juiz de Fora e ex-vereador, Zé Manuel, questionou também sobre a falta de transparência nos leilões que a Cemig pode estar executando na cidade. “Põe Marmelos à venda, a gente não sabe se tá vendendo o clube, as casas, o que tá vendendo. A gente não sabe se o leilão do Castelinho foi executado, porque não tem transparência”, alertou.


Atendimento à população


O vereador Maurício Delgado levantou também a questão da falta de transparência sobre a infraestrutura que a empresa coloca à disposição da população. “Quantas equipes de manutenção a Cemig está disponibilizando hoje em Juiz de Fora?”, porém sem os representantes da empresa, os questionamentos não obtiveram respostas. Os vereadores Zé Márcio-Garotinho (PDT), Juraci Scheffer (PT), Tiago Bonecão (PSD), Vagner de Oliveira (MDB) e Cida Oliveira (PT) também estiveram presentes.


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade