Publicada em: 12/06/2024 - 409 visualizações

Câmara promove plenária do Parlamento Jovem 2024 sobre melhorias no ensino

Câmara promove plenária do Parlamento Jovem 2024 sobre melhorias no ensino (12/06/2024 00:00:00)
  • Estudantes aprovaram como sugestão de tema para 2025 “Justiça e inclusão social do jovem na sociedade”
 


A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) organizou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas na tarde de quarta-feira, 12. Nesta edição do projeto, os estudantes discutem o tema “Melhorias no ensino escolar”, com os subtemas “melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, “melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “fortalecimento da gestão democrática”. O Parlamento Jovem é um projeto da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) em parceria com as Câmaras Municipais. Participam junto com Juiz de Fora, no polo Zona da Mata II, as cidades de Astolfo Dutra, Descoberto, Goianá, Guarani, Lima Duarte e São João Nepomuceno.


Na Plenária Municipal, os estudantes discutiram, votaram e aprovaram como sugestão de tema para a edição 2025 “Justiça e inclusão social do jovem na sociedade”. Sobre o tema deste ano, eles reduziram o texto a uma proposta para cada subtema. No subtema “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, a proposta dos estudantes é implementar métodos de ensino dinâmicos e testes vocacionais que direcionem os alunos na escolha de carreira. “Seria um investimento estatal, a fim de identificar e incentivar as vocações dos estudantes”, exemplificam os alunos no texto. 


Para o subtema “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais”, os estudantes propõem atividades educativas que despertem a empatia para uma convivência pacífica e respeitosa entre alunos e professores “de modo a gerar habilidades sociais, respeito aos professores e valorização do trabalho destes”. E para o subtema “Fortalecimento da gestão democrática”, os estudantes escolheram a proposta que inclui na grade curricular cursos e seminários sobre democracia em parceria com as universidades federais instaladas no estado de Minas Gerais. 


A próxima etapa que os estudantes vão vivenciar é a Plenária Regional, a ser realizada em 14 de agosto, também na Câmara. Será o encontro com alunos das cidades que compõem o polo da Zona da Mata e, nesse momento, os jovens farão dinâmicas para discutir qual lei irá para a terceira etapa, a estadual, em que sete estudantes serão escolhidos para representarem o polo da Zona da Mata em Belo Horizonte, nos dias 18, 19 e 20 de setembro. 

 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade